O Selecionador Nacional de Futebol, Emiliano Té, assegurou que a estrutura técnica mantém o “sonho” de qualificar a Guiné-Bissau, pela primeira vez, para a fase final do Campeonato do Mundo de 2026, uma vez que faltam 12 pontos em disputa na zona africana do apuramento para a maior competição de futebol do mundo.
“Enquanto estiver de vida, deve continuar a sonhar sempre. Por isso, vamos continuar a sonhar que é possível”, afirmou Emiliano Té, numa breve entrevista concedida esta terça-feira, 26 de agosto, ao Jornal O Democrata, após a divulgação da lista de 26 jogadores convocados para os jogos diante da Serra Leoa e Djibouti a contar para a sétima e oitava jornadas de qualificação para o Mundial.
Té, que substitui recentemente Luís Boa Morte, prometeu muito trabalho no sentido de conseguir bons resultados positivos nesta nova etapa da seleção nacional.
“A seleção nacional é um espaço muito tático, onde muita coisa acontece, com destaque para os momentos dos jogadores. O meu sonho neste momento passa necessariamente por dar o meu melhor nestes dois jogos frente as seleções da Serra Leoa e Djibouti”, explicou Té.
Na lista de 26 jogadores convocados pela equipa técnica nacional, destaque vai para o defesa esquerdo, AdramaneCassamá, que joga AC Oulu da primeira liga da Finlândia. O jovem que iniciou a carreira na Academia Valusa em Bissau e que antes de chegar ao futebol internacional passou no Sport Bissau e Benfica, onde foi campeão nacional.
Outra destaque na lista dos convocados de Emiliano Té, vai para o avançado Marculino Francisco Ninte, que joga no Mafra de Portugal. O jogador que nasceu fora da Guiné-Bissau poderá ter oportunidade de estrear-se com a camisola da Guiné-Bissau nestes dois jogos considerados importantes para manter a esperança da seleção nacional na luta pelo apuramento para o Mundial.
Em relação aos regressos na lista dos convocados, destaque vai para Iano Imbene, Nito Gomes, Mama Baldé, Beto, Carlos Mané, Opa Sangante, Jefferson Encada e Ricardino Té “Oblack, único jogador a atuar na Guiné-Bissau que foi convocado pela equipa técnica.
Ao pronunciar-se sobre a lista dos convocados, o selecionador nacional garante que a porta da Seleção Nacional está aberta para os jogadores e mostrou-se confiante no grupo de trabalho que vai trabalhar no sentido de dar nova dinâmica a Guiné-Bissau nos jogos que restam para o apuramento para a competição.
“Penso que a nossa vontade será muito visível e com muita vontade de ganhar estes dois jogos”, acrescentou.
Nesta sua primeira convocatória como novo selecionador nacional de futebol, Emiliano Té teve companhia do segundo vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), Celestino Gonçalves “Tinex”, na sala de imprensa do Estádio Nacional 24 de setembro no alto de Bandim, em Bissau.
Té, que foi jogador da seleção nacional, agora está a frente de uma seleção que enfrenta enormes críticas dos adeptos na sequência dos resultados negativos que comprometeram a quinta qualificação consecutiva da Guiné-Bissau para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos.
Depois do falhanço de qualificação para o CAN’2025, a Guiné-Bissau está em risco de não conseguir o apuramento para o Mundial. Na sequência desta crise de resultados, o então selecionador nacional, Luís Boa Morte, decidiu abandonar o cargo no mês de junho, graças um acordo mútuo com a FFGB após 14 meses a frente da equipa técnica.
Boa Morte, que conseguiu somente uma vitória de forma oficial, deixou a Seleção Nacional numa zona crítica da tabela classificativa do apuramento para o Mundial. Inserida no grupo A, a Guiné-Bissau ocupa 5º lugar com 6 pontos, estando a 10 pontos do líder do grupo o Egito.
Embora matematicamente faltem 12 pontos para disputar na zona africana, dificilmente a Guiné-Bissau conseguirá desta vez apurar-se pela primeira vez para a maior competição de futebol do mundo.
Os dois próximos jogos da sétima e oitava jornadas de qualificação para o Campeonato do Mundo serão realizados em casa. No dia 04 de setembro, os Djurtus jogarão com a seleção de Serra Leoa e no dia 8 jogarão com a seleção de Djibouti, também no mesmo recinto, segundo a indicação do Gabinete de Comunicação da FFGB.
Em relação aos próximos dois jogos para terminar a caminhada do apuramento para o Mundial, a Guiné-Bissau joga com o Egito e a Etiópia. Todos os jogos serão fora da casa.
Importa salientar que a Guiné-Bissau começou a caminhada do apuramento para o Mundial com uma vitória diante de Djibouti, depois empatou com a Serra Leoa, Etiópia, Egito e perdeu em casa e fora com a Burkina Faso o que acabou por comprometer a caminhada da Guiné-Bissau.
Os apuramentos da zona africana para o Mundial 2026, que vai ser disputada por Canadá, México e Estados Unidos de América (EUA), têm um novo formato: os nove vencedores de cada grupo se classificam diretamente, e os quatro melhores segundos colocados disputam uma repescagem para a fase final.
A próxima edição do mundial conta com 48 seleções participantes e será disputada entre os dias 11 de junho e 19 de Julho de 2026.
Por: Alison Cabral



















