Eleições gerais: CNE RECEBE CABINES DE VOTOS, SELOS DE URNAS E TINTAS INDELÉVEIS E GARANTE QUE TUDO ESTÁ PRONTO PARA AS ELEIÇÕES    

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu na quarta-feira, 03 de setembro de 2025, materiais de eleições, constituídos por cabines de votos, selos de urnas e tintas indeléveis e garantiu que agora reuniu as condições para a realização de eleições gerais agendadas para o dia 23 de novembro de 2025. 

As garantias da realização das eleições gerais na data prevista foram dadas pela Secretária Executiva Adjunta da CNE, Felisberta Moura Vaz, durante a declaração aos jornalistas após a recepção dos materiais. 

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu do governo materiais menos sensíveis vindos de um voo especial para o pleito eleitoral. Entre outros materiais recebidos, são: 4200 cabine de votos, 300 mil selos para urnas e 63 mil tintas indeléveis.

A Secretária Executiva Adjunta da CNE, Felisberta Maura Vaz, manifestou a sua satisfação pela prontidão na aquisição de materiais menos sensíveis para as eleições gerais, presidenciais e legislativas.

Felisberta Maura Vaz, também a porta-voz da CNE, explicou que o governo tinha assegurado o fornecimento de outros materiais mais sensíveis entre eles Boletins de voto, Atas síntese, Atas de apuramento, Atas Constitutivas, Minutas de protestos, de reclamações, Folhas de recarga de votos e Folhas de Descarga de votos por sexo, que segundo ela, estarão em breve nas mãos da Comissão Nacional de Eleições. 

Por sua vez, o Ministro da Presidência de Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Malal Sane, em nome da Comissão Interministerial encarregue da organização do processo administrativo para a realização das próximas eleições, explicou que estão a reunir para fazer balanço de aquilo que ainda está a faltar, que segundo ele, a pretensão do governo é organizar o processo atempadamente sem deixar nada até ao mês de setembro.

“Ates do mês de setembro todo o processo técnico, administrativo e financeiro devem ser concluídos ”

O governante garantiu que há todo um processo que será facilitado à Comissão Nacional de Eleições no sentido de garantir a segurança dos equipamentos até à data das eleições, para de seguida, solicitar à CNE no sentido de anunciar ao governo de tudo o que estiver a faltar para o processo eleitoral.

Garantiu ainda que vão prosseguir os trabalhos no sentido de reunir todas as condições para a realização das eleições presidenciais e legislativas, para de seguida realçar que o presidente da República já garantiu que não se pode esperar apoios internacionais, mas sim o esforço financeiro do país. Mas se tiver algum apoio a nível internacional a ajudar a Guiné-Bissau no processo, as suas mãos estarão abertas.  

Por: Carolina Djeme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *