O Selecionador Nacional de Futebol, Emiliano Té, garantiu hoje que a Guiné-Bissau está determinado para vencer a partida diante da seleção de Serra Leoa, agendada para amanhã no sentido de manter as inspirações da Seleção Nacional na luta pela qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
“A intenção é sempre fazer o melhor. Isso vai ser visível amanha, porque os jogadores estão com vontade de fazer mais, então é isso que vou esperar dos jogadores neste jogo frente a seleção de Serra Leoa”, disse.
“É uma seleção que conhecemos muito bem e vamos encarrar o jogo como sempre e a Seleção Nacional vai entrar sempre em campo para ganhar e lutar para ganhar. Amanha não vai fugir a regra e a seleção vai entrar com a mesma determinação para ganhar, afirmou Emiliano Té, em conferência de imprensa de antevisão do jogo frente a seleção da Serra Leoa, no Estádio Lino Correia em Bissau.
Embora a Guiné-Bissau esteja a 10 pontos do líder do seu grupo, o Egito, Té mostrou-se otimista que a Seleção Nacional pode conseguir garantir a sua presença no maior torneio de futebol do mundo.
“Tudo é possível e tudo é possível”, afirmou Selecionador Nacional de Futebol, em resposta a uma pergunta do jornalista presente na sala de imprensa do único Estádio do país com capacidade para receber jogos internacionais de futebol.

Na sua breve conversa com a imprensa, Té, que foi jogador da Seleção Nacional, prometeu uma equipa de muito trabalho, acima de tudo com atitude em campo durante o jogo.
Presente na conferência de imprensa, o capitão da Seleção Nacional, Mama Baldé, disse que vai ser um jogo bastante difícil, mas os jogadores estão confiantes que vão conseguir os três pontos diante da seleção de Serra Leoa, em Bissau.
“Temos mais uma oportunidade para mostrar que estamos fortes e estamos confiantes para prosseguir e é isso estamos tentar fazer juntamente com o mister Emiliano Té”, disse.
Baldé, que joga na primeira liga francesa de futebol há vários, diz que o grupo veio para Bissau no sentido de dar alegria ao povo guineense e espera apoio massivo dos adeptos nas bancadas durante o jogo.
Importa salientar que a Seleção Nacional chegou ontem ao país, uma vez que o grosso dos atletas jogam fora da Guiné-Bissau. Os “Djurtus realizaram primeiro treino ontem a tarde, mas não contou com três jogadores, nomeadamente Franculino Dju, Marciano Tchami e Fernando Embadje. Os três jogadores só chegaram a noite a Bissau.
Mas a sessão desta manhã no Estádio 24 de Setembro, a equipa técnica nacional já contou com todos os jogadores a disposição.
Após duas derrotas consecutivas, fora e em casa, diante da seleção do Burkina Faso, a contar para quinta e sexta jornadas no passado mês de março, o que complicou bastante a Guiné-Bissau na tabela classificativa. A Seleção Nacional vai dar continuidade a sua caminhada para o apuramento para o mundial.
Os Djurtus defrontam já amanhã (hoje) a seleção de Serra Leoa a contar para a sétima jornada de qualificação da zona africana para o mundial do grupo A. Em caso de vitória, a Guiné-Bissau vai conseguir sacudir a pressão a volta do grupo de trabalho, mas em caso da derrota estará praticamente fora de luta para marcar presença no mundial.
A seleção de Serra Leoa chegou ontem a Bissau e instalou-se num dos hotéis de Bissau. A tarde a seleção adversaria fará um treino de adaptação ao recinto.
Esta partida marca a estreia oficial de Emiliano Té como selecionador nacional, quase 4 meses depois da saída da anterior equipa técnica nacional, liderado por Luís Boa Morte.
Por; Alison Cabral
















