O Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) autorizou o Presidente do Partido, Domingos Simões Pereira, a negociar e celebrar um novo acordo de coligação, nos mesmos moldes do já existente, com os Partidos integrantes do PAI-Terra Ranka.
A decisão consta das resoluções finais da segunda reunião ordinária daquele órgão máximo entre os congressos do PAIGC, consultado pelo jornal O Democrata, nas quais pode ler-se que os membros adotaram o princípio de manutenção das listas de candidatura ao deputado apresentadas nas eleições que foram adiadas, para as legislativas do próximo mês de novembro deste ano.
“Adotar a proposta do Bureau Político relativamente ao principio da manutenção da lista de candidatos a deputados, mandatando à Comissão Permanente no sentido de fazer os ajustes necessários, em concertação com as Comissões Políticas Regionais, nos círculos onde se justifiquem” mandataram.
Os membros do Comité Central mantiveram a estrutura da Diretoria Nacional de Campanha eleitoral, liderada pelo Secretário Nacional do Partido, António Patrício da Silva, adotada nas últimas eleições de 2023.
Também adotaram a lista final apresentada pelo Secretariado Nacional de preenchimento de vagas existentes no Comité Central.
Na reunião, Hélder de Barros, Presidente da Comissão Organizadora de Setembro Vitorioso, sugeriu a necessidade de suspensão dos eventos programados ao nível das Regiões, dando prioridade a realização do ato central da celebração de 19 de Setembro em Bissau, bem como a realização, no dia seguinte, da reunião do Comité Central a ter lugar também em Bissau.
Por fim, o PAIGC adotou uma moção de felicitação às Nações Unidas pela aprovação do princípio de existência de dois Estados soberanos, ou seja, a da Palestina e de Israel.
Por: Tiago Seide



















