A Aliança Patriota Inclusiva – CABAZ GARANDI (API – CABAZ GARANDI) convoca o povo guineense e todas as forças democratas a unirem-se em torno da defesa da legalidade e da justiça eleitoral.
A plataforma política liderada pelo antigo primeiro-ministro, Baciro Djá, esteve reunida esta quarta-feira, 24 de setembro de 2025, para analisar a atual situação política do país, com enfoque em deposição no Supremo Tribunal de Justiça das candidaturas dos partidos políticos e coligações interessadas no pleito eleitoral de 23 de novembro próximo.
No comunicado, assinado pelo também líder da FREPASNA, Baciro Djá, a Aliança Patriota Inclusiva – CABAZ GARANDI informou que tomou conhecimento, através dos órgãos de comunicação social, da deliberação n°1, do processo n°2/2025 do STJ que indeferiu o requerimento da Coligação PAI TERRA RANKA, “supostamente” com o fundamento na impossibilidade objetiva da sua apreciação dentro dos prazos.
Neste sentido, manifestou a sua preocupação em relação a como está a ser organizado o processo eleitoral, nomeadamente a falta de igualdade no tratamento das organizações e dos atores políticos.
A Coligação eleitoral que apoia a candidatura do líder de uma das alas do Partido de Renovação Social, Fernando Dias, exorta as autoridades competentes ao respeito pela legalidade e tratamento igual para os diferentes partidos, coligações e candidatos.
Por fim, API CABAZ GARANDI instou a todos os atores políticos e a comunidade internacional a acompanharem com maior atenção a evolução do processo eleitoral em curso e contribuírem para que o mesmo decorra de forma transparente, livre, igualitária e justa.
Por: Tiago Seide



















