GOVERNO PROMETE GARANTIR SEGURANÇA A TODOS OS CANDIDATOS CONCORRENTES ÀS ELEIÇÕES GERAIS DE NOVEMBRO

O Ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, prometeu que vai garantir segurança a todos os candidatos, partidos políticos e coligações eleitorais aprovados no Supremo Tribunal de Justiça e que vão concorrer às eleições legislativas e presidenciais de 23 de novembro próximo, com base na disciplina e na ordem.

A promessa foi tornada pública esta terça-feira, 30 de setembro de 2025, no ato de abertura do exercício matinal de todas as forças que compõem o ministério, nomeadamente a Guarda Nacional (GN), a Polícia de Ordem Pública (POP), a Polícia de Intervenção Rápida (PIR), a Polícia de Trânsito (PT), bem como Serviço de Protecção Civil (Bombeiros) e de Migração.  

O exercício matinal de todas as forças tem como objetivo testar o exercício físico das forças de segurança.

Na ocasião, o governante aconselhou todas as forças no sentido de se manterem ativos no exercício, tanto na capital Bissau como nas regiões, como forma de estarem firmes para garantirem a segurança a toda população guineense, bem como aos estrangeiros que vivem no país e assegurar que o processo eleitoral decorra com segurança sem quaisquer espancamentos.

Botche Candé desafiou, neste particular, às forças de segurança a agirem com base na disciplina, na ordem e na educação, a fim de cumprirem as orientações do Estado.

 O responsável do Ministério do Interior pediu ao Presidente da República cessante no sentido de diligenciar para que as pessoas que vieram de formação de Cumere possam ter o direito a salários.

O titular da pasta do Ministério do Interior disse ter instruído que todas as semanas todas as forças passam a fazer exercício para que possam estar bem fisicamente para garantir a segurança, a paz e a tranquilidade nas próximas eleições de 23 de novembro.

“Mas também não podemos permitir a desordem que possa complicar o Estado ou Guiné-Bissau. Vamos respeitar os direitos de todos e garantir segurança a cada cidadão, com base na disciplina e sem desordem”, advertiu.

Botche Candé garantiu que anteriormente tinha dificuldades em garantir segurança aos cidadãos e cobrir todo o território nacional, mas nos últimos anos tem feito algo neste sentido, tendo em conta o número suficiente das forças que o Ministério do Interior tem para garantir a paz, a segurança e a ordem pública no país.

Neste sentido defendeu a necessidade de o Estado guineense reconhecer e criar condições às forças de segurança pelo seu trabalho.

Finalmente, o Ministro do Interior pediu aos políticos e candidatos no sentido de utilizarem boa linguagem sem insultos, durante a campanha eleitoral para criar um clima de união entre todos os guineenses.

Por: Carolina Djemé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *