76º aniversario da China Popular: GOVERNO GUINEENSE REAFIRMA ALINHAMENTO COM A INICIATIVA DO CINTURÃO E ROTA DA CHINA

A ministra da Comunicação Social e Porta-voz do Governo, Maria Conceição Évora, afirmou que o Governo guineense valoriza o apoio da República Popular da China no seu caminho de desenvolvimento independente, em consonância com a visão da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR) e do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).

A governante fez estas declarações durante o seu discurso na cerimónia de celebração do 76.º aniversário da fundação da República Popular da China, realizada nas instalações da Embaixada da China, em Bissau. A cerimónia contou com a presença de membros do Governo, representantes de organizações internacionais, corpo diplomático e chefias militares.

O Partido Comunista da China liderou o povo chinês, há 76 anos, numa luta que culminou com a vitória da Revolução da Nova Democracia, fundando assim a República Popular da China.

Presidindo à cerimónia de celebração do 76.º aniversário da fundação da República Popular da China, a ministra da Comunicação Social sublinhou que a comemoração de hoje é um testemunho da profunda e inabalável amizade que une os dois povos. Uma amizade que, segundo destacou, não é recente, mas foi “forjada nos tempos difíceis da nossa luta pela libertação nacional, quando a China foi um dos primeiros e mais consistentes aliados da Guiné-Bissau”. 

“O espírito de solidariedade e cooperação que nasceu nesse período continua a ser a base sólida do nosso relacionamento”, afirmou, lembrando em seguida que, recentemente, as relações entre os dois países foram elevadas ao estatuto de Parceria Estratégica, que considera ser um marco que reflete o compromisso mútuo em aprofundar a cooperação em todas as áreas, da agricultura às infraestruturas, passando pela saúde e pela educação.

No que respeita ao Ministério da Comunicação Social, explicou que a parceria entre a sua instituição e a China assume uma importância fundamental, sobretudo “num mundo em constante transformação e dominado pela informação, em que a capacidade de comunicar de forma rigorosa, objetiva e soberana é crucial para a nossa estabilidade e para a promoção da imagem positiva do nosso país”.

Por seu turno, o Embaixador Plenipotenciário da República Popular da China da Guiné-Bissau, Yang Renhuo, disse que o Partido Comunista da China, ao longo dos 76 anos, tem defendido consistentemente o espírito de auto revolução, liderando povos de todos os grupos étnicos daquele país asiático à superar enormes dificuldades e percorrer o caminho da industrialização, em décadas, que levou centenas de anos para os países desenvolvidos, conseguindo um salto histórico da pobreza para a segunda maior economia do mundo.

O diplomata explicou, na sua comunicação, que a amizade entre a China e a Guiné-Bissau foi forjada pelos líderes da geração mais velha dos dois países e tem-se fortalecido ao longo do tempo.   

“Este ano marca o quadragésimo aniversário da chegada dos pesqueiros oceânicos chineses para operações marítimas na Guiné-Bissau. Paralelamente, foi concluída e entregue com sucesso a auto estrada que liga Bissau a Safim, construída com assistência chinesa, e foi feita a distribuição da assistência alimentar de 1000 toneladas de arroz fornecida pela China em várias regiões do país”, assegurou, acrescentando que o projeto de prospecção de bauxite do grupo Chinalco foi oficialmente lançado, e a Agência de Notícia Xinhua em Bissau já foi estabelecida.

Yang Renhuo disse ainda que está prevista a inauguração do primeiro Instituto Confúcio na Guiné-Bissau no decorrer deste ano na Escola de Educação Superior – Unidade Tchico Té, dando início ao ensino da língua chinesa.

“Além disso, as equipas médicas, agrícolas e de assistência técnica integral enviadas pela China continuam a trabalhar com dedicação e modéstia em Bissau, Cacheu, Bafatá e outras regiões, contribuindo de forma consistente para o desenvolvimento socioeconómico e o bem-estar da população guineense”, notou, lembrando que recentemente, a Embaixada doou também um lote de motos-táxis para a recolha de lixo à Câmara Municipal de Bissau para ajudar a melhorar o ambiente da cidade.

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *