Mundial 2026: GUINÉ-BISSAU PERDE FRENTE AO EGIPTO NO JOGO QUE MARCA A ESTREIA DE ÁLVARO DJALÓ E RONALDO VIEIRA 

Após falhar a qualificação para o final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a Guiné-Bissau não conseguiu o sonho de estar pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Futebol 2026, considerado a maior competição desta modalidade desportiva, após terminar a fase de qualificação para a competição, este domingo. 

Em partida da décima jornada de fase do apuramento da zona africana para o Mundial 2026 do grupo A realizada no Egito, a Seleção Nacional de Futebol foi derrotada este domingo, 12 de outubro de 2025, pela sua congénere do Egito por 1 a 0, graças ao golo do defesa esquerdo egípcio Mohamed Hamdy, aos 10 minutos da primeira parte. 

Nesta partida que marca as estreias de Álvaro Djaló e Ronaldo Vieira com a camisola da Guiné-Bissau, a seleção de Egito, que tinha alcançado o apuramento para o Mundial 2026 no jogo anterior, confirmou o seu estatuto de ser uma das melhores seleções africanas e conseguiu vencer a Seleção Nacional, graças a sua experiência.

Foi uma partida sem grande intensidade, mas o adversário da Guiné-Bissau tomou o controle da posse de bola, mesmo com a ausência dos seus principais jogadores, com destaque para o Mohamed Salah, criando algumas dificuldades aos jogadores da Guiné-Bissau. 

Após o golo madrugador dos egícios, a Guiné-Bissau tentou sacudir a pressão, mas não conseguiu ter facildades para fazer boa transição para o ataque, no sentido de criar jogadas que poderiam dar em golo durante a primeira parte e os primeiros 45 minutos terminaram com a vantagem do Egito. 

Já no segundo tempo, a Guiné-Bissau entrou com outra postura no jogo com o objetivo de empatar a partida, mas a zona defensiva dos egípcios estava bastante sólida, não dando oportunidades aos jogadores da Seleção Nacional no ataque.

Com dificuldades em penetrar a área do adversário, o Selecionador Nacional, Emiliano Té, fez algumas substituições e conseguiu jogadas combinadas para o ataque, embora sem sucesso, devido a experiência dos jogadores do Egito. O avançado guineense Beto teve um lance decisivo, mas não fez um remate para a baliza. 

Com alterações e mudanças tácticas, os Djurtus soltaram-se bastante e determinados em busca do golo, mas continuaram a ter dificuldades para fazer boa transição para o ataque, onde estava Beto que joga na Inglaterra. 

Nos últimos 20 minutos da partida, a Seleção Nacional de Futebol teve maior posse de bola e na sequência de uma grande jogada, ficou uma grande penalidade para ser marcada a favor da Guiné-Bissau, mas a equipa de arbitragem decidiu fazer vista grossa e não marcou a falta. Esta decisão da equipa de arbitragem motivou protestos dos jogadores da Guiné-Bissau e levou ao defesa esquerdo, Fali Candé, a receber a cartolina amarela. 

Embora a Guiné-Bissau tenha conseguido equilibrar o jogo, o resultado não se alterou e o Egito acabou por somar três pontos, em partida que encerra a fase de qualificação para o Mundial 2026. 

Para além das estreias de Djaló e Vieira, a partida ficou marcada com o regresso ao jogo de Opa Sangante, o experiente defesa central da Guiné-Bissau, após a longa ausência devido às lesões e opções técnicas. 

Com esta derrota diante do Egito, o Selecionador Nacional de Futebol, Emiliano Té, soma a sua segunda derrota desde que assumiu o cargo, no final do mês de julho de 2025. 

Após o empate e triunfo diante de Serra Leoa e Djibouti, respetivamente, a Guiné-Bissau perdeu na semana passada diante de Etiópia e perdeu hoje diante dos egípcios. 

Em 10 partida realizadas na fase do apuramento para o Mundial 2026, a Guiné-Bissau somou duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Os Djurtus somaram dez pontos na tabela classificativa, ficando em quarto lugar. 

A seleção de Egito ficar em primeiro lugar do grupo com 26 pontos na tabela classificativa, seguida de Burkina Faso com 21 pontos e Serra Leoa com 15 pontos. 

Importa salientar que o Mundial 2026 será realizado no México, EUA e Canadá, de 11 de junho a 19 de julho do próximo ano. O sorteio da fase de grupos está agendado para o dia 06 de dezembro.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *