Torneio UFOA SUB 17: DJURTUS GOLEARAM A LIBÉRIA E GARANTIRAM A PRESENÇA NAS MEIAS-FINAIS 

A Seleção Nacional de Futebol Sub-17 da Guiné-Bissau está sendo a equipa sensação no Torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), zona A, que decorre no Mali. 

Os “Djurtus”, que integram o grupo A juntamente com o Mali, a Gâmbia e a Libéria, conseguiram feitos importantes em três partidas que disputaram nesta competição destinada aos jovens promessas futebolistas da África Ocidental. 

A Guiné-Bissau iniciou a prova no passado dia 03 de outubro com uma vitória frente a sua congénere da Gâmbia por 2 a 0, com dois golos apontados por Joãozinho Baldé, em partida realizada no Estádio Mamadou Koiaté, em Bamako, capital daquele país da sub-região. 

Para além do triunfo nesta partida inaugural dos Djurtus, o jovem talento emergente Joãozinho Baldé foi eleito melhor jogador da partida, graças a sua boa exibição.

Volvidos 4 dias depois do triunfo frente a Gâmbia, a Seleção Nacional de Sub-17 defrontou a seleção do Mali, um dos favoritos do torneio da UFOA no Estádio Mamadou Djarrah, em Bamako, que terminou com empate 1 a 1. 

De acordo com relatos dos enviados especiais da Rádio Difusão Nacional (RDN), foi uma partida bastante equilibrada, com os jovens de ambas as seleções a protagonizaram um bom espectáculo de futebol na presença de vários observadores de clubes internacionais presentes nesta competição.

A Seleção Nacional foi a primeira abrir o marcador nesta partida, graças ao golo de Joãozinho Baldé aos 65 minutos, dando alegria aos adeptos guineenses que estavam a acompanhar a partida através das plataformas digitais em Bissau e noutros países. 

Com vantagem no marcador diante do anfitrião da prova, a Guiné-Bissau não baixou o braço e continou, apesar das investidas do adversário. Quando tudo parecia que a Seleção Nacional iria somar a segunda vitória consecutiva no torneio da UFOA, a seleção anfitriã da prova conseguiu um empate no tempo extra do desafio que acabou por terminar com um empate de 1 golo para ambas as equipas.

Com este empate, a Guiné-Bissau fez quatro pontos na tabela classificativa do grupo A, conseguindo importante pontuação para qualificar-se para a fase seguinte da prova.

Além do empate com sabor a vitória, o jovem jogador da Guiné-Bissau, Joãozinho Baldé foi novamente considerado o melhor jogador em campo diante do Mali. 

Para fechar a fase dos grupos, os Djurtus defrontaram ontem, 11 de outubro, a sua congénere de Libéria, em partida da terceira jornada do grupo A. A Guiné-Bissau que chegou bastante motivada para o jogo, acabou por golear a Seleção de Libéria por 4 a 0, mostrando-se claramente superior ao adversário.

Embora a Seleção Nacional de Sub-17 tenha dominado o jogo, somente marcou um golo na primeira parte por intermédio de Alexandre Biai na conversão de grande penalidade. Os restantes três golos foram apontados na segunda parte por intermédio de Ivanildo Bassangue, que bisou na partida e Aiuba Dabó. 

Com esta vitória, a Seleção Nacional apurou-se para as meias-finais do torneio da UFOA, sendo o primeiro classificado do seu grupo com 7 pontos na tabela classificativa. 

Os Djurtus aguardam hoje para reconhecer o adversário que vai defrontar em partida das meias-finais do grupo B, onde tudo está aberto, tanto para a Guiné Conacri, Mauritânia, Senegal e Serra leoa.

Recorde-se que os jogos das meias-finais estão agendados para o próximo dia 15 de outubro, segundo o calendário da União das Federações Oeste Africanas (UFOA).

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *