O ex-Presidente da República e candidato à eleição presidencial de 23 de novembro, José Mário Vaz (JOMAV), afirmou que, caso seja eleito, dará prioridade à valorização do preço da castanha de caju — principal produto de exportação do país — à produção de arroz em larga escala para o consumo interno, e ao abastecimento de água potável.
A declaração foi feita na quarta-feira, 12 de novembro de 2025, durante uma conferência de imprensa em Bissau, após sua visita à região sul do país, no âmbito da campanha eleitoral para as eleições gerais, legislativas e presidenciais, onde manteve contato direto com os eleitores.
Segundo JOMAV, a população do interior vive essencialmente do trabalho agrícola e da produção local. Por isso, se sua candidatura for escolhida pelo povo, uma de suas prioridades será defender e valorizar o preço da castanha de caju.
“Quanto maior for o preço da castanha de caju, melhor será para as famílias camponesas, que poderão colocar os filhos na escola, garantir acesso à saúde de qualidade e construir habitações dignas”, afirmou.
O candidato também destacou a importância de reforçar a produção agrícola para alcançar a autossuficiência alimentar, especialmente no cultivo do arroz, base da alimentação guineense.

“Temos que trabalhar para garantir arroz no prato de cada guineense. Outro desafio é o acesso à água potável. É preciso assegurar esse recurso essencial à população, evitando doenças causadas pelo consumo de água imprópria”, disse.
JOMAV apelou à mobilização dos guineenses em torno de sua candidatura, em nome da paz, da unidade e da estabilidade nacional. “Não podemos esperar que outros assumam a missão de construir este país e devolver a dignidade ao nosso povo”, declarou.
Durante sua deslocação, o candidato reuniu-se com apoiantes em Bambadinca (região de Bafatá), na região de Quínara, em Cassacá, no setor de Bedanda e em Cabuxanque (região de Tombali).

No sul do país, JOMAV disse ter sido recebido com entusiasmo e revelou ter visitado a localidade de Cassacá, onde, simbolicamente, conversou com os espíritos de Amílcar Cabral e Nino Vieira, pedindo-lhes força para continuar a luta política. Um dos seus principais objetivos, segundo ele, é colocar a Guiné-Bissau no rumo certo, promovendo a união e o diálogo entre os guineenses.
“A nossa candidatura é baseada no consenso, na paz e na estabilidade. Esses valores exigem responsabilidade de todos nós, na busca por entendimentos que unam os guineenses rumo ao desenvolvimento”, concluiu.
Por: Filomeno Sambú



















