MAJOR GENERAL TOMÁS DJASSI NOMEADO CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS 

O Presidente de Transição, General Horta Inta-a, nomeou na tarde desta quinta-feira, 27 de novembro de 2025, o Major General Tomás Djassi, como o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.  

O Decreto Presidencial n.°1/2025, consultado pela redação do Jornal O Democrata, informa que o Presidente de Transição, no uso das suas atribuições e competências, decreta que é o Major-General Tomás Djassi, nomeado Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas.

O Major-General Tomás Djassi é atualmente o Chefe de Segurança da Presidência da República. É o oficial mais graduado e próximo do Presidente Embaló no Palácio.  

Tomás Djassi foi Comandante da Guarda Nacional. Depois ocupou também a função do Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública e depois de ser exonerado pelo governo do PAIGC, em 2023, foi nomeado pelo presidente deposto como Comandante-Geral de Segurança da Presidência da República e promovido ao patente do Major General.

Desempenhou a função de Comandante-Geral de Segurança da Presidência da República até a sua nomeação ao cargo do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas. 

Com a nomeação do novo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o General Biaguê Na N’Tan, deixa assim essa função que assumia há 11 anos, ou seja, desde o ano 2014, nomeado por então Presidente da República, José Mário Vaz e reconduzido por Umaro Sissoco Embaló.

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *