O Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e Ordem Pública (ACM) levantou por volta das 00 horas desta sexta-feira, 28 de novembro de 2025, o recolher obrigatório e permitindo a circulação das populações e dos transportes públicos (táxis e toca-tocas) em todos os bairros de capital, incluindo o centro da cidade.
“Com a designação e empossamento do Presidente da República de Transição e do Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e Ordem Pública, criando assim condições para a circulação de pessoas e bens, bem como a retoma do normal funcionamento das instituições públicas e privadas. O ACM depois de análise da situação em curso, decide comunicar o levantamento das medidas de restrição de circulação e recolher obrigatório anteriormente impostas a partir de amanha 28 de novembro”, lê-se no comunicado do ACM consultado pela redação do Jornal O Democrata.
O Democrata constatou nas ruas de Bissau as movimentação das pessoas e dos transportes públicos e privados, bem como abertura do principal mercado de capital e os mercados dos bairros periféricos de Bissau e também os bancos comerciais.
As barreiras que haviam sido impostas pelos militares estão todas levantadas e permetindo a circulação normal das viaturas e das pessoas. E a suspensão do acesso a algumas plataformas digitais, com destaque para Facebook, TikTok e YouTube, foram retomados desde as 00 horas.
O alto comando militar informa ainda no seu comunicado de ontem sobre o levantamento de recolher obrigatório que o antigo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e o seu adjunto, General Biaguê Na N’Tan e o General Mamadu Turé, se encontram sãos, porém, até então, sob custódia deste Comando.
Entretanto, o presidente deposto, Umaro Sissoco Embaló, se encontra exilado desde ontem a noite, em Dacar, capital do Senegal, de acordo com o comunicado divulgado pelo Ministério da Integração Africana, dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses no Estrangeiro.
Ainda de acordo com o comunicado, o governo senegalês fretou uma aeronave para deslocar-se a Bissau e auxiliar na operação de repatriamento do Presidente Embaló e dos seus próximos.
Por: Assana Sambú



















