Em um dos duelos mais aguardados dos oitavos de final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2025), disputado neste domingo, em Marrocos, a seleção dos Camarões garantiu a qualificação para os quartos de final ao vencer a África do Sul.
Numa partida muito disputada, com várias oportunidades de golo para ambas as seleções, foram os camaroneses quem se mostraram mais eficazes, assegurando a continuidade na competição que decorre em solo marroquino.
Os “Leões Indomáveis”, como é conhecida a seleção dos Camarões, venceram por 2–1 graças aos golos de Junior Tchamadeu e Christian Kofane, marcados aos 34 e 47 minutos, respetivamente, num confronto entre duas potências do futebol africano.
O único tento sul‑africano foi apontado por Evidence Makgola aos 88 minutos.
A África do Sul, que realizou uma excelente fase de grupos na competição organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), começou bem o encontro, mas não soube aproveitar as oportunidades criadas para marcar.
Com este triunfo, os Camarões juntam‑se às seleções já apuradas para os quartos de final — Senegal, Mali e Marrocos — e irão enfrentar a equipa anfitriã na próxima fase.
Segunda seleção com mais títulos da CAN, os Camarões estiveram particularmente eficazes no momento da finalização, o que lhes permitiu garantir a passagem à fase seguinte.
Os oitavos de final prosseguem na segunda‑feira com os jogos Egito vs. Benim e Nigéria vs. Moçambique, a única seleção lusófona ainda em competição.
A fase termina na terça‑feira com os encontros Argélia vs. RD Congo e Costa do Marfim vs. Burkina Faso.
Importa salientar que o jogador marroquino Brahim Díaz lidera a lista de melhores marcadores, com quatro golos, e tem sido um dos grandes destaques individuais desta edição da CAN.
Por: Alison Cabral





















