Os dirigentes políticos da diretoria de campanha do candidato Fernando Dias da Costa, detidos na sequência de golpe de estado perpetrado pelo Alto Comando Militar no dia 26 de novembro de 2025, foram libertados no início da tarde desta quinta-feira, 08 de janeiro de 2026, de acordo com as fontes do partido.
Os políticos detidos e libertados 43 dias depois, tratam-se de Octavio Lopes, dirigente do PAIGC e da PAI Terra Ranka, Marciano Indi, dirigente do PAIGC e da PAI Terra Ranka e Roberto N’besma, dirigente do PRS (ala de Fernando Dias da Costa) e da API-Cabas Garandi.
Um dos dirigentes do PAIGC contactado pela redação do Jornal O Democrata, confirmou a libertação dos três políticos pertencentes à diretoria da campanha de Fernando Dias da Costa, contudo avança, que o líder do partido libertador e da Coligação PAI Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, continua ainda preso nas celas da Segunda Esquadra.
“Confirmo a libertação do nosso dirigente Roberto N’besma. Neste momento estamos juntos”, disse um alto dirigente do PRS, da ala de Fernando Dias da Costa, durante uma conversa telefônica para confirmar a libertação dos três políticos ligados.
Os três políticos foram libertados no dia em que o governo guineense, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, anunciou a vinda do Presidente em exercício da CEDEAO, Julius Maada Bio, ao país, juntamente com o Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, no próximo sábado.
Recorde‑se que, na 68.ª Cimeira da CEDEAO, em Abuja (Nigéria), os Chefes de Estado exigiram a instauração de uma transição breve, liderada por um governo inclusivo que reflita o espectro político e a sociedade guineense, com mandato para realizar reformas constitucionais, legais e políticas, bem como organizar eleições credíveis, transparentes e inclusivas.
A CEDEAO advertiu ainda que, caso essa exigência não seja cumprida, serão impostas sanções específicas a todos os indivíduos ou grupos que obstruem o retorno à ordem constitucional por meio de um processo inclusivo.
Por: Redação





















