O Presidente da República de Transição, general Horta Inta-á, fixou a data de 6 de dezembro do ano em curso para a realização das eleições gerais, que incluem as eleições legislativas e presidenciais.
A data foi estabelecida por meio do Decreto Presidencial n.º 02/2026, após a realização de encontros separados com o Primeiro-Ministro, o Ministro da Administração Territorial, o Alto Comando Militar, o Conselho Nacional de Transição e a Comissão Nacional de Eleições (CNE), com o objetivo de avaliar as condições existentes para a realização do escrutínio.
Durante as consultas, a CNE, por intermédio do seu presidente, M’pabi Cabi, aconselhou o Presidente da Transição sobre a necessidade de se proceder a um recenseamento eleitoral de raiz, tanto no território nacional como na diáspora, alegando que os dados estatísticos atualmente disponíveis são inconsistentes.
No decreto presidencial, o general Horta Inta-á afirmou que estão a ser reunidas as condições necessárias para a realização de eleições livres, justas e transparentes.
O Presidente da Transição informou ainda que, após ouvir o Alto Comando Militar e o Conselho Nacional de Transição, foi oficialmente fixada a data de 6 de dezembro de 2026 para a realização das eleições legislativas e presidenciais.
Recorde-se que, nas últimas eleições gerais, realizadas em novembro de 2025, o Governo financiou as despesas da Comissão Nacional de Eleições com um montante de três mil milhões de francos CFA.
Por: Assana Sambú




















