Fim do refúgio na Embaixada: FERNANDO DIAS RETORNA SOB FORTE PROTEÇÃO 

Depois de várias horas de atraso em relação à hora inicialmente prevista para a sua saída da Embaixada da Nigéria, o candidato independente às eleições presidenciais de novembro, Fernando Dias da Costa, chegou finalmente à sua residência na noite desta sexta‑feira, 30 de janeiro de 2026. Dias foi acompanhado pelo enviado especial do Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye.

Forças nigerianas integradas na Missão de Estabilização na Guiné‑Bissau desde 2022 estiveram entre os elementos que asseguraram a sua proteção no trajeto. Imagens partilhadas nas redes sociais, captadas do interior da residência — já que não foi permitido filmar do lado de fora — mostram um ambiente de euforia, com abraços, emoções e apertos de mão que marcaram o regresso do candidato independente.

Ao chegar, Dias da Costa dirigiu‑se imediatamente para o interior da sua casa, acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional do Senegal, General Birame Diop, que se encontra no país desde quinta-feira. Assim como Domingos Simões Pereira, o candidato foi recebido com aplausos e retribuiu com sorrisos e acenos aos familiares e apoiantes.

A sua chegada estava inicialmente prevista para as 18 horas, mas a presença das forças de segurança atrasou o processo. 

Tanto Fernando Dias da Costa como o antigo primeiro‑ministro Geraldo João Martins estavam refugiados na Embaixada da Nigéria, de onde saíram hoje após intensas negociações entre as autoridades de transição da Guiné‑Bissau e o enviado especial do Presidente senegalês. 

A missão senegalesa facilitou a libertação de Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, e a saída segura dos dois refugiados da embaixada.

Por : Redação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *