O Flamengo de Pefine está a ter um início de época bastante difícil no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, referente à temporada 2025-2026. O clube, orientado por um dos treinadores mais experientes em atividade no país, Infamara Dabó “Vando”, encontra-se na zona crítica da tabela classificativa.
Após o cumprimento da terceira jornada da Guines-Liga, o Flamengo de Pefine soma três derrotas consecutivas na prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF). Depois da derrota na primeira jornada diante do Massaf FC de Cacine por 4-3, e do desaire frente ao FC Cuntum por 5-1 na segunda jornada, o clube voltou a perder nesta terceira ronda da competição.
Num duelo entre duas equipas aflitas, o FC Pelundo levou a melhor e conquistou a sua primeira vitória na prova, aliviando a pressão dos adeptos em torno do clube nortenho. O Pelundo venceu por 1-0 o Flamengo de Pefine.
A partida, disputada no campo Vicente Cacante Indjai, em Pelundo, foi bastante equilibrada, mas a formação da casa acabou por ser mais feliz, marcando o único golo do encontro — suficiente para garantir os três pontos, segundo relatos da imprensa local.
Informações obtidas pela secção desportiva do jornal O Democrata junto da equipa técnica do Flamengo de Pefine revelam que o clube enfrenta sérios problemas no setor defensivo, sobretudo nas duas posições centrais, o que tem contribuído para o elevado número de golos sofridos.
Em três jogos disputados, o Flamengo de Pefine marcou quatro golos e sofreu dez, cenário que preocupa a Direção e a equipa técnica. Numa breve declaração à imprensa, na última quinta-feira, o treinador Infamara Dabó “Vando” lamentou a crise de resultados, mas garantiu que continuará a trabalhar arduamente para reverter a situação.
Conhecido no mundo do futebol por “Vando”, o técnico falou durante a cerimónia de entrega de novos equipamentos desportivos oferecidos pelo antigo futebolista nacional Tcherno Banora.
Com esta derrota, o Flamengo de Pefine permanece no fundo da tabela, sem qualquer ponto. Já o FC Pelundo, depois de duas derrotas, alcança agora a sua primeira vitória e soma três pontos.
Nos restantes jogos já realizados nesta terceira jornada da Guines-Liga, no domingo, 8 de fevereiro, destaque para o Sporting Clube da Guiné-Bissau. Após perder na primeira jornada frente ao Hafia de Bafatá, o clube leonino somou duas vitórias consecutivas, chegando aos seis pontos.
Depois da vitória fora por 2-1 diante do FC Canchungo na segunda jornada, o Sporting recebeu e venceu o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú por 1-0, no Estádio Lino Correia, em Bissau.
O encontro teve várias ocasiões de golo para ambas as equipas, mas ambas falharam bastante na finalização. O único tento foi marcado por Mariano Silvino aos 50 minutos, garantindo o triunfo à equipa orientada por Pedro Dias.
Nos instantes finais, o Gabú tentou chegar ao empate, mas encontrou uma defesa sólida da equipa leonina.
Com este resultado, o Sporting soma agora seis pontos, enquanto o Gabú permanece com quatro.
Em Oio, os Arados de Nhacra conquistaram o seu primeiro ponto após a terceira jornada. Num dérbi regional contra o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, registou-se um empate 3-3 no campo Armando Marutti, em Nhacra.
O jogo foi bastante disputado, com seis golos marcados. Após duas derrotas consecutivas, os Arados conseguiram travar os Balantas de Mansoa, um dos candidatos ao título nacional, que vinha de uma vitória na ronda anterior.
Com este empate, os Arados somam um ponto, embora se mantenham na zona crítica. Já os Balantas seguem com cinco pontos.
Em Bissau, o Cupelum FC regressou às vitórias após perder na jornada anterior frente aos Portos de Bissau. A equipa sediada no bairro de Cupelum venceu o FC Cumura por 1-0 no Estádio Lino Correia.
O jogo foi equilibrado e com várias oportunidade de golo, mas o Cupelum foi mais eficaz e conquistou os três pontos. Regressado à Primeira Liga na época passada, o clube promete ser uma das surpresas da competição, somando agora seis pontos.
Já o FC Cumura soma duas derrotas. Após perder com o Gabú na primeira jornada e vencer os Tigres de São Domingos, voltou a perder nesta ronda. Mantém-se com três pontos.
Em Tombali, a grande sensação da época, o Massaf FC de Cacine, sofreu a primeira derrota. Após vencer o Flamengo de Pefine e o Hafia de Bafatá, o clube perdeu em casa por 1-0 frente ao FC Canchungo, que somou a sua primeira vitória.
O jogo decorreu no campo Contra-Almirante Saído Turé, em Cacine, com a formação de Canchungo a mostrar maior experiência. Com a derrota, o Massaf falha a oportunidade de somar três vitórias consecutivas, mas mantém-se nos lugares cimeiros com seis pontos.
A jornada prossegue hoje com mais três jogos: o FC Cuntum recebe o Hafia de Bafatá no Estádio Lino Correia. À noite, o bicampeão nacional, Sport Bissau e Benfica, defronta os Portos de Bissau.
Em caso de vitória, FC Cuntum e Portos de Bissau manterão a liderança com nove pontos. Contudo, se ambos perderem e o Benfica vencer, as Águias assumem a liderança com sete pontos.
A terceira jornada encerra na terça-feira com o jogo entre a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e os Tigres de São Domingos. Tal como o Flamengo de Pefine, São Domingos ainda não pontuou nesta edição da Guines-Liga.
Por: Alison Cabral






















