Incêndio em Bafatá: UMA VÍTIMA MORRE EM BISSAU E DEZENAS CONTINUAM EM TRATAMENTO

Uma das vítimas do incêndio ocorrida na cidade de Bafatá, evacuada para tratamento médico especializado no Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, morreu na madrugada deste domingo, 15 de fevereiro de 2026.

A vítima fazia parte de um grupo de 17 pessoas com queimaduras que deram entrada no serviço de urgência do maior estabelecimento hospitalar da Guiné-Bissau, todas provenientes da cidade de Bafatá.

O jornal O Democrata apurou, junto de uma fonte do Hospital Nacional Simão Mendes, que, das 17 vítimas de queimaduras atendidas no serviço de urgência, uma faleceu, uma encontra-se em estado muito crítico, algumas estão em estado grave e as restantes continuam a receber tratamento médico.

Hospital de Bafatá: 30 vítimas do incêndio continuam internadas

Contactado por telefone para falar sobre o estado das vítimas do incêndio internadas no Hospital Regional de Bafatá, o diretor clínico, Mamadu Camará, explicou que, nas primeiras horas após o incêndio, ocorrido na sexta-feira, 14 de fevereiro, deram entrada no serviço de medicina do hospital 163 pessoas.

Segundo o responsável, deste total, 49 pessoas foram internadas para tratamento médico, enquanto as restantes, em situação menos grave, receberam assistência e tiveram alta hospitalar.

Mamadu Camará esclareceu ainda que, das 49 vítimas internadas, 21 foram evacuadas para Bissau para tratamento mais especializado no Hospital Nacional Simão Mendes.

O médico especialista em saúde familiar informou que, atualmente, 30 vítimas do incêndio permanecem internadas no Hospital Regional de Bafatá.

Questionado sobre o estado de saúde destas pessoas, afirmou que todas apresentam queimaduras superficiais.

“Temos pessoas com queimaduras superficiais, ou seja, queimaduras de primeiro grau. Outras pessoas também com queimaduras de segundo grau, dentre estes, alguns com 45%, 60% e até 70% da superfície corporal afetada”, explicou o diretor clínico.

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *