Guines-Liga: COM GOLEADA, PORTOS DE BISSAU REFORÇAM CANDIDATURA AO TÍTULO NACIONAL 

Os Portos de Bissau abriram, esta quinta-feira, a quinta jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão (Guines-Liga) com uma expressiva vitória sobre o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, por 5–0.

A partida, disputada no Estádio Lino Correia, em Bissau, foi amplamente dominada pelos Estivadores ao longo dos 90 minutos, resultado que lhes permitiu somar mais três pontos na tabela classificativa da Guines-Liga.

O histórico clube dos Balantas de Mansoa, que sofreu hoje a sua primeira derrota na competição, apresentou uma exibição apagada, apática e sem uma estratégia eficaz para travar as investidas ofensivas dos Portos de Bissau.

Apesar do domínio evidente dos Estivadores durante todo o encontro, os cinco golos que garantiram a vitória só foram marcados na segunda parte do desafio que marcou a abertura da quinta jornada da prova.

Os tentos foram apontados por Tito Camará, Calado Sanha, que bisou na partida, Elves da Silva e Mohamed.

Com este triunfo, os Portos de Bissau, que tinham perdido na jornada anterior, passam a somar 12 pontos na tabela classificativa da prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

Os Estivadores contabilizam agora quatro vitórias e uma derrota, esta sofrida diante dos Arados de Nhacra, na semana passada, por 2–1. O clube assume, assim, a liderança provisória da classificação.

Já a formação dos Balantas de Mansoa, considerada uma das favoritas à conquista do título, mantém-se com oito pontos e poderá ser ultrapassada por vários clubes no decurso desta quinta jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão.

No final do encontro, o treinador dos Balantas de Mansoa, Toni Fundungo, reconheceu a superioridade do adversário, mas mostrou-se desapontado com a reação da sua equipa após sofrer os dois primeiros golos.

“Sofremos dois golos no espaço de dois minutos, mas isso não é motivo para os jogadores perderem a cabeça. Essa atitude acabou por contribuir para a goleada sofrida”, afirmou.

A reportagem do Jornal O Democrata constatou ainda, no final da palestra do técnico, duras críticas à postura adotada pelos jogadores na partida inaugural da quinta jornada da Guines-Liga.

Por sua vez, o treinador dos Portos de Bissau, Ivanilson Inácio Missanga, conhecido por “Ata”, manifestou satisfação pela conquista dos três pontos e garantiu que a sua equipa é candidata ao título nacional esta época.

“Nesta época desportiva, a direção do clube conseguiu contratar os jogadores que solicitámos. Temos à nossa disposição cerca de 90% do plantel desejado no início da temporada. Por isso, assumimos claramente a candidatura à conquista do título nacional”, declarou.

A quinta jornada da Guines-Liga prossegue esta sexta-feira com o duelo entre dois históricos do futebol nacional: o Sport Bissau e Benfica e a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), marcado para o Estádio Lino Correia.

No sábado, realiza-se o maior número de jogos da jornada. O aflito Flamengo de Pefine mede forças com o Hafia de Bafatá, no Estádio Lino Correia. Mais tarde, às 19h30, no mesmo recinto, o Sporting Clube da Guiné-Bissau defronta o Cupelum FC, duas equipas que protagonizam um bom início da temporada 2025–2026.

Em Pelundo, a equipa local, que atravessa uma crise de resultados, recebe o seu eterno rival, o FC Canchungo. No sul do país, o Massaf FC de Cacine recebe a visita do aflito São Domingos.

Na região de Biombo, o FC Cumura joga em casa frente aos Arados de Nhacra, equipa que derrotou os Portos de Bissau na jornada anterior.

A quinta jornada encerra no domingo, com o encontro entre o FC Cuntum e o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *