Guines-Liga: CUPELUM ISOLA-SE NA LIDERANÇA APÓS VITÓRIA SOBRE GABÚ

O Cupelum FC regressou esta quarta-feira às vitórias no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão (Guines-Liga), ao derrotar o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú por 1–0, em jogo da 12.ª jornada.

A partida, realizada no Estádio Lino Correia, em Bissau, terminou com triunfo da equipa da casa graças ao golo de Veslei Denísio Mendes, aos 67 minutos, garantindo três pontos importantes para o conjunto que continua firme na luta pelo título.

Regressado à primeira liga na época passada com o objetivo de alcançar uma boa classificação, o Cupelum FC afirma-se agora como um dos candidatos à conquista da competição. O encontro foi equilibrado e bastante disputado, mas o Cupelum foi mais eficaz no capítulo da finalização.

Depois do golo, a equipa de Gabú tentou chegar ao empate, mas esbarrou na boa organização defensiva do adversário. Com este resultado, o Cupelum chega aos 28 pontos e isola-se na liderança da Guines-Liga.

O Gabú, que vinha de duas vitórias consecutivas, falhou a oportunidade de se aproximar do topo da tabela e permanece com 19 pontos.

Portos de Bissau volta a tropeçar e empata com Flamengo de Pefine

Nos outros jogos da ronda, destaque para o empate entre Portos de Bissau e Flamengo de Pefine, por 1–1, também no Estádio Lino Correia.

Os Estivadores, que começaram a época com bons resultados, atravessam agora um momento menos positivo. Depois da derrota por 2–0 frente ao Pelundo na jornada anterior, voltaram a não conseguir vencer, desta vez diante da equipa que ocupa o último lugar da tabela.

O empate deixa os Portos de Bissau com 25 pontos, podendo ser ultrapassados pelo FC Canchungo, que defronta o Benfica nesta quinta-feira.

O Flamengo de Pefine, apesar de continuar na última posição, tem mostrado sinais de recuperação, somando pontos nas últimas três jornadas — empate com o Benfica, vitória sobre os Arados de Nhacra e agora empate com os Portos. A equipa soma agora 6 pontos.

Balantas de Mansoa vencem Tigres de São Domingos

Em Mansoa, no campo Corca Sow, o FC Os Balantas venceu os Tigres de São Domingos por 2–0, controlando totalmente a partida.

Depois da derrota em Gabú e do empate diante do Sporting da Guiné-Bissau, a formação de Mansoa regressou aos triunfos, atingindo agora 19 pontos. Já os Tigres somaram a quarta derrota consecutiva e mantêm-se com 7 pontos.

Cumura e Pelundo não saem do zero

Em Cumura, o FC Cumura empatou 0–0 com o FC Pelundo. Apesar de terem criado várias oportunidades de golo, ambas as equipas falharam no momento de finalizar.

Com o empate, o Cumura chega aos 18 pontos, enquanto o Pelundo soma 12.

Resultados da terça-feira

A jornada havia iniciado na terça-feira com três jogos:

Sporting Clube da Guiné-Bissau 2–0 Massaf FC Cacine: O Sporting regressou às vitórias após quatro jogos sem vencer, chegando aos 16 pontos. O Massaf permanece com 17.

FC Cuntum 2–1 UDIB: Os Cavalos Brancos agravaram a crise da UDIB, uma das equipas apontadas como favoritas ao título. O Cuntum, agora orientado pelo presidente Bucar Sanhá, soma 14 pontos. A UDIB fica com 15.

FC Bafatá 2–0 Arados de Nhacra: O Háfia conquistou a sua segunda vitória consecutiva, chegando aos 17 pontos. O Arados, em momento negativo, mantém-se com 11 pontos.

Sport Bissau e Benfica vs FC Canchungo, quinta-feira às 17h00 — o duelo mais aguardado da ronda.

A LGCF confirmou ainda que a segunda fase de inscrições de jogadores decorre entre 1 e 30 de abril de 2026. Nos últimos dias, a imprensa desportiva nacional tem reportado várias movimentações nas primeiras e segundas ligas.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *