O Secretário de Estado do Tesouro, Justino Vieira, admitiu esta quarta-feira, 4 de novembro de 2026, que a Guiné-Bissau registou um ligeiro recuo no desempenho da implementação das reformas, políticas, programas e projetos comunitários da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), segundo os resultados da última Inspeção Técnica Anual.
Falando na abertura da 12.ª edição da avaliação anual das reformas e projetos comunitários da organização, Justino Vieira reconheceu que os resultados alcançados não foram satisfatórios quando comparados com os registados em 2024.
Segundo o governante, a situação exige uma maior articulação entre as autoridades nacionais e os diferentes departamentos técnicos envolvidos na transposição das diretivas e na implementação dos atos normativos da UEMOA.
A avaliação decorre em Bissau entre os dias 4 e 6 de novembro e tem como objetivo analisar o estado de execução das reformas comunitárias, bem como identificar soluções que permitam reforçar a apropriação nacional das políticas, programas e projetos da organização sub-regional.
Justino Vieira explicou que o Governo pretende melhorar o nível de implementação dos atos adicionais, regulamentos e decisões da UEMOA, acelerar a transposição das diretivas dentro dos prazos estabelecidos e reforçar a qualidade de execução dos programas e projetos financiados pela instituição.
O responsável sublinhou ainda que as sessões servirão para aprofundar a análise do processo de integração comunitária, num contexto marcado por exigências e desafios cada vez maiores para os Estados-membros.
Por sua vez, o representante residente da Comissão da UEMOA na Guiné-Bissau, Aly Coulibaly, recordou que as modalidades de avaliação da edição de 2026 foram definidas durante os trabalhos preparatórios regionais realizados em Bamako, no Mali, entre 22 e 26 de junho deste ano.
Segundo Coulibaly, o exercício visa não apenas avaliar o grau de implementação das reformas e projetos comunitários, mas também reunir evidências concretas dos progressos alcançados pelos Estados-membros, permitindo uma apreciação objetiva e transparente por parte das instâncias da União.
O representante da UEMOA adiantou que as conclusões da missão serão compiladas num memorando de consenso a ser assinado pelas duas partes, documento que destacará o desempenho da Guiné-Bissau na implementação das reformas, políticas, programas e projetos comunitários durante o ano de 2026.
Por: Aguinaldo Ampa
















