UM MORTO E UM FERIDO ENTRE GOLPISTAS EM CONFRONTOS NO BURKINA FASO

Pelo menos um soldado do Regimento da Segurança  Presidencial (RSP), que tomou o poder no golpe de Estado de quarta-feira última no Burkina Faso, morreu e um outro ficou ferido, num confronto ocorrido esta terça-feira entre os golpistas e elementos das forças fiéis, soube-se de fontes de segurança.

A mesma fonte disse tratar-se de um ataque lançado pelas forças fiéis contra posições da Junta militar dirigida pelo general Gilbert Diendéré, aparentemente em reação ao termo do ultimato para a rendição dos golpistas.

General golpista diz-se pronto para se defender em caso de ataque no Burkina Faso

O brigadeiro Gilbert Diendéré, à  frente da Junta militar que tomou o poder no golpe de Estado perpetrado semana passada no Burkina Faso, declarou-se pronto a defender-se se for atacado pelas forças fiéis cujas várias colunas cercaram a cidade capital, Ouagadougou, enquanto o Regimento da Segurança Presidencial (RSP, no poder)  se entrincheirou num campo perto da Presidência.

Diendéré indicou ainda estar à espera dos resultados da reunião da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que está a ser realizada em Abuja, na Nigéria, antes de dar “uma posição mais explícita”.

“Estamos obrigados a evitar o massacre de civis mas vamos defender-nos se formos atacados”, advertiu Diendéré, homem de confiança do ex-Presidente Blaise Compaoré.

Desde segunda-feira à noite, várias colunas do Exército Regular provenientes do interior do país cercaram a cidade de Ouagadougou, controlada pelo RSP desde quarta-feira última.

Estes militares fiéis ao poder derrubado lançaram um ultimato esta terça-feira à Junta militar do general Diendéré para sua rendição incondicional.

Mas no entender de Diendéré, esta reivindicação dos militares fiéis é contrária ao acordo proposto pela mediação da CEDEAO.

Segundo fontes concordantes, negociações estão em curso com os diferentes chefes militares para evitar um derramamento de sangue.

As populações foram aconselhadas a não sair das suas casas e os golpistas anunciaram  nesta mesma terça-feira a libertação do primeiro-ministro de transição, tenente-coronel Yacouba Isaac Zida.

Face à situação que pode degenerar, o Presidente de transição, Michel Kafando, foi evacuado para a residência do embaixador de França.

 

In PANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *