PRESIDENTE JOSÉ MÁRIO VAZ APRESENTA CONDOLÊNCIAS DO POVO GUINEENSE A FRANÇA  

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz apresentou hoje as condolências do povo guineense ao povo francês, através do embaixador deste país em Bissau, Pierre Valery, pelo atentado terrorista que vitimou cerca de 130 pessoas e mais de 200 feridos.

A saída do encontro com o Embaixador Frances JOMAV disse que, o que aconteceu em França é uma tristeza não só para a Guiné-Bissau, assim como para todo o Mundo.

Acrecenta  que encorajou o povo francês e em particular ao presidente François Holande a terem força para lutar contra o terrorismo que não atinge somente a França, “mas a todos nós”.

Em jeito de prevenção, o Presidente da República disse que foram reforçadas as medidas de segurança na embaixada da França em Bissau.

Entretanto, o Primeiro-ministro, Carlos Correia, enviou uma mensagem ao seu homólogo francês na passada segunda-feira, na qual considerou o atentado contra a França de um “acto contra a humanidade e perpetuado pelos inimigos da paz e da convivência entre os povos”.

O chefe do executivo guineense saudou a memória das vítimas e manifestou a total solidariedade do povo da Guiné-Bissau para com o governo Francês.

“Pelo valor que comunga a mundialização, esta barbárie contra França que é um país multicolor de liberdade, solidariedade e de fraternidade constitui um sério atentado contra a humanidade”, refere o comunicado.

Por isso, acrescenta a mensagem do chefe do executivo guineense que “a Guiné-Bissau não podia ficar de fora na manifestação de solidariedade para com a nação e o povo francês e expressa as suas mais profundas e sentidas condolências pelas perdas de vidas humanas”.

 

 

Por: Redação

O Democrata/ang

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *