Anúncio de Vaga UNIOGBIS: Oficial de Coordenação

Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) 

Anúncio de Vaga- Interno/Externo

Vaga #: UNIOGBIS/DSRSG/2016/04 Data limite: 06/04/2016
Título do Posto: Oficial de Coordenação Nível: NO-B
Unidade Organizacional: DSRSG/RC Local: Bissau
Contrato Inicial: Um ano (sujeito a prorrogação)
A UNIOGBIS convida os candidatos Internos/Externos qualificados a candidatarem-se ao posto acima referenciado. Os candidatos devem completar o formulário P.11 disponível no Gabinete dos Recursos Humanos e indicar claramente o número da vaga a que se candidatam anexando cópias dos seguintes documentos: Prova de nacionalidade da Guiné-Bissau (Certidão de Nascimento/Passaporte) provas Educacionais e cartas de referência de empregadores anteriores. Os formulários P11 incompletos não serão processados.

Por favor, saiba que também se pode candidatar através de e-mail enviado para uniogbispersonnel@un.org. Saiba também que todas as candidaturas serão revistas após recepção e somente os seleccionados serão contactados.

Descrição das Principais Funções:

O foco deste trabalho é contribuir para a realização de uma coordenação eficaz e eficiente de integração do sistema da ONU no país através da investigação proactiva, aconselhamento e apoio à missão da ONU. No âmbito da autoridade delegada, e sob a supervisão directa do Director de coordenação, o titular irá realizar as seguintes funções:

  • Apoiar e envolver-se no desenvolvimento e monitorização da Agenda de Paz e Desenvolvimento da ONU, no Quadro de Parceria da ONU no país; Identificar os assuntos chaves incluindo os desafios que requerem apoio e aconselhamento imediatos;
  • Sob a orientação do REASG/CR, fornecer apoio organizacional, secretarial e de coordenação ao Grupo Estratégico Político e na preparação das reuniões relacionadas com a contribuição da Equipa da ONU no País (UNCT) à missao integrada;
  • Apoiar a ONU no seu envolvimento com os mecanismos de coordenação de ajuda e manter uma base de dados de coordenação dos doadores;
  • Apoiar as Agências da ONU e apoiar diretamente o trabalho dos Grupos de Trabalho Integrado das Nações Unidas, em particular no que respeita as estratégias para a defesa & envolvimento com os atores nacionais;
  • Fazer a ligação entre as agências da ONU, os departamentos relevantes do governo, os doadores da comunidade internacional e a sociedade civil; apoiar as reuniões de coordenação e foruns relevantes que aumentam a coordenação, a mobilização e utilização dos recursos;
  • Monitorizar, analisar & produzir relatorios sobre a situação dos direitos socio-económicos , a ajuda externa e a gestão das finanças públicas, e sobre a evolução das estratégias programáticas da ONU;
  • Elaborar projetos de rotina & relatórios/briefings de situações ad hoc;

Competências

Profissionalismo:

Conhecimento em profundidade da reforma policial e aplicação da lei, reestruturação e reforço das capacidades; compreensão demonstrada em profundidade do papel do policiamento internacional em apoio da aplicação da lei nacional em operações de paz; experiência substancial e diversificada em todas as facetas da polícia e da aplicação da lei de reforma e reestruturação, com ênfase na luta contra a criminalidade grave, o policiamento democrático, integridade e responsabilidade; forte capacidade analítica combinada com bom senso; mostra o orgulho no trabalho e realizações; demonstra integridade profissional, competência e domínio do assunto; é consciente e eficiente no cumprimento dos compromissos, observando os prazos e obtenção de resultados; é motivado pelo profissionalismo ao invés de preocupações pessoais; mostra persistência quando confrontado com problemas ou desafios difíceis; permanece calmo em situações estressantes; assume a responsabilidade de incorporar perspectivas do género e garantir a igualdade de participação de mulheres e homens em todas as áreas de trabalho.

Planeamento e Organização:

Desenvolve objetivos claros que são consistentes com as estratégias acordadas; identifica atividades e atribuições prioritárias; ajusta as prioridades conforme necessário; atribui a quantidade adequada de tempo e recursos para completar o trabalho; prevê riscos e permite contingências no planeamento; monitoriza e ajusta planos e ações conforme necessário; usa o tempo de forma eficiente.

Comunicação:

Comunicação comprovada e sustentada (verbal e escrita), incluindo a capacidade de elaborar relatórios e fazer apresentações em Português formulando claramente posições sobre questões, e articulando as opções de forma concisa, transmitindo o máximo de informações necessárias, fazer e defender recomendações; ouvir os outros, interpretar correctamente as mensagens dos outros e responder adequadamente; fazer perguntas para esclarecer, e demonstrar interesse em ter uma comunicação bidireccional; modera a linguagem, o tom, estilo e formato para coincidir com o público; demonstra abertura na partilha de informação e mantem as pessoas informadas.

Trabalho em equipa:

Habilidades interpessoais comprovadas e capacidade de ouvir e trabalhar num ambiente multicultural, multi-étnico com sensibilidade e respeito pela diversidade do género; capacidade de trabalhar em colaboração com os colegas para atingir as metas organizacionais; Solicita dados por genuinamente valorizar as ideias e experiências de outros; está disposto a aprender com os outros; Coloca a agenda da equipa antes da agenda pessoal; Apoia e age, em conformidade com a decisão final do grupo, mesmo quando tais decisões podem não reflectir totalmente a sua própria posição; Partilha os resultados alcançados pela equipa e aceita a responsabilidade conjunta pelos resultados menos positivos da equipa.

Qualificações e Requisitos

Educação:

Um diploma universitário de primeiro nível de preferência em administração de empresas, gestão, economia ou áreas afins.

Experiência:

Um mínimo de 1 (um) a 2 (dois) anos de experiência progressivamente responsável em coordenar as actividades de desenvolvimento nos governos nacionais e / ou a nível internacional. Experiência anterior em coordenação de actividades de desenvolvimento em países pós-conflito e / ou em organizações internacionais e operações de paz é uma mais-valia.

Língua:

Inglês e francês são as línguas de trabalho das Nações Unidas. Fluência em Inglês ou Francês, (oral e escrita) é necessária, bem como fluência em Português. O conhecimento de uma outra língua das Nações Unidas é uma vantagem.

Será dada preferência a mulheres candidatas igualmente qualificadas. As candidaturas e documentação detalhada conforme acima especificado referentes à VagaUNIOGBIS/DSRSG/2016/04 devem ser enviadas à atenção da: Secção dos Recursos Humanos (SRH), Sede da UNIOGBIS, Bairro Penha – Bissau, Guiné-Bissau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *