IAMIK FURTADO, DE FUTEBOL A RINGUE DE BOXE

O atleta de Artes Marciais Mista (MMA), Iamik Moisés Barros Ramos Furtado (Iamik Furtado) é um jovem guineense que está prestes a realizar um sonho de criança. Furtado explica numa entrevista ao Jornal O Democrata, que quando era miúdo improvisava luvas de boxe com suas camisas, simulando que estão num ringue de boxe.

Iamik representa atualmente a equipa chamada ‘Dragon Kombat’, pela qual estreará no “ringue de boxe” hoje dia 29 de maio no solo brasileiro para o Action Fight Brasil no “Big FIght Maracanaú”, tendo pela frente Marcus Vinicius, que também enfrentará a sua primeira luta no boxe. Tal como Furtado, Vinicius pratica outras modalidades.

O jovem atleta não escondeu a sua vontade em representar as cores nacionais em competições internacionais, acrescentando que nunca rejeitaria o convite do país que o viu nascer.

Mas na adolescência, foi o desporto-rei quem falou mais alto na vida do jovem desportista que até representou duas formações do nosso campeonato, tratam-se de Futebol Clube de Cuntum e Bijagós de Bubaque. Iamik jogou futebol com os internacionais guineenses como Zezinho Lopes, tendo algumas vezes como adversário nos defesos o atacante Lassana Camará (Saná).

Como um apreciador de desporto. Iamik frequenta academia para treinos de musculação em Fortaleza, Brasil, acabando por se apaixonar pela modalidade de luta nas Artes Marciais Mista – MMA. Contudo, confessou que já tinha admiração pela MMA.

“É um caminho que acaba por ter uma boa ligação e continuei a praticar. Hoje sinto-me honrado com tudo aquilo que está a acontecer comigo, desde respeito por parte dos atletas e amantes de artes maciais, tanto aqui na Fortaleza, assim como em outras cidades”, contou Iamik.

Desde 2014, altura em que Furtado começou as primeiras lutas na modalidade de MMA como amador e posteriormente como profissional, o jovem guineense já somou várias vitórias e diversos combates.

O atleta pratica as modalidades de Muay Thai (luta japonês) e Sanda (boxe chinês).
Com apenas dois anos [2014-2016] na senda de Artes Marcial Mista, Iamik já não é um nome estranho no seio dos brasileiros seguidores desta modalidade criada no Brasil, mas praticada nos Estados Unidos e demais países do mundo.

“Cheguei ao Brasil em 2012, mas comecei a praticar em 2014, através da rápida evolução que tive. É raro ver uma pessoa entrar numa modalidade competir tão cedo, normalmente leva muito tempo para estar preparado. Pode ser de um ano a um ano e meio, mas no meu caso, treinei três meses e iniciei a competir como amador. De seguida participei logo numa WGP Team Nogueira 2014 – “uma competição realizada num único dia” na modalidade de Muay Thai, onde tive três e consegui três vitórias por nocaute técnico. Saí como vencedor de WGP na categoria de 70 quilos”, explicou o também apelidado de “Leão Africano” no mundo de MMA.

De Muay Thai, Iamik entrou para MMA em 2015, a referida modalidade exige o domínio de múltiplas modalidades desportivas, desde boxe, judô, caratê e luta livre, quanto mais domínio tiver nas diferentes modalidades melhor no momento do combate. O leão africano já somou quatro lutas na MMA. O objetivo da Dragon Kombat, porque Muay Thai era apenas como uma modalidade de começo, mesmo assim o atleta continua a praticá-la, assim como a Sanda.

Em Sanda (boxe chinês), numa prova WGP o guineense teve quatro lutas, obtendo quatro vitórias. E participou numa luta profissional na mesma modalidade, valendo-lhe um cinturão na categoria de setenta e cinco (75) quilos [vencedor], esse feito aconteceu no ano passado.

 

 

Por: Sene Camará

4 thoughts on “IAMIK FURTADO, DE FUTEBOL A RINGUE DE BOXE

  1. Força Iamik que Deus te proteja e ilumine os teus caminhos, pois a nossa patria precisa de pessoas como voce q nos faça sentir orgulhosos por algo q seja d bom, e q nao seja só vergonha e mais vergonha como o q esta,os assistindo hoje no país q a todos nos deixa humilhados perante os nossos vizinhos!!!
    Estamos aqui torcendo por ti Iamik q hoje no ringue consigas mais uma vitoria e q seja dedicado a todos os Guiguis!!!!

  2. Força Iamik que Deus te proteja e ilumine os teus caminhos, pois a nossa patria precisa de pessoas como voce q nos faça sentir orgulhosos por algo q seja d bom, e q nao seja só vergonha e mais vergonha como o q estamos assistindo hoje no país q a todos nos deixa humilhados perante os nossos vizinhos!!!
    Estamos aqui torcendo por ti Iamik q hoje no ringue consigas mais uma vitoria e q seja dedicado a todos os Guiguis!!!!

  3. Força nosso Leão. sou fã deste desporto. perco sempre sono aqui em Cabo Verde, só para ver os combates nos estados Unidos de América. sou fã de Anderson Silva, Naldo também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *