Rainha de Judo Taciana Baldé: “ESTOU A PRECISAR DE APOIO PARA TERMINAR A MINHA PREPARAÇÃO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS”

A tetracampeã africana de judo, Taciana Lima Baldé disse numa entrevista exclusiva ao nosso jornal que está a precisar de “muito apoio” para terminar a sua preparação para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. A rainha de arena de judo guineense falava a “O Democrata”, sobre o seu percurso nos últimos anos para qualificar-se para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, bem como da sua preparação para enfrentar a luta e trazer um Ouro para o país.

A judoca guineense assegurou que a cada dia que passa sente-se melhor e confiante no trabalho de treino que está a fazer, com o seu Treinador do Sporting Clube de Portugal e o seu preparador físico.

Lembrou durante a entrevista que o percurso que fez para se qualificar para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro foi longo e duro, mas sustentou que foi gratificante na medida em que foram inúmeras as competições nas quais registou vitórias e derrotas. Acrescentou ainda que,  apesar de tudo, conseguiu alcançar o objectivo final que era marcar a presença nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

Falando da sua preparação ao longo dos dois últimos anos bem como do engajamento do Estado guineense, Taciana Lima Baldé contou que teve apoio da Federação Internacional de Judo e do Comité Olímpico  da Guiné-Bissau. Recordou ainda que recebeu o apoio do governo guineense no ano de 2014, como prémio das vitórias que conseguiu naquele ano.

Questionada se já estão reunidas todas as condições necessárias para a sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Taciana respondeu assim: “ainda não, eu estou a precisar de apoio para terminar minha preparação para os jogos olímpicos”.

Solicitada a pronunciar-se sobre o significado de uma participação numa grande competição em décima posição no universo de 44 atletas mundiais, sendo a Guiné-Bissau um país muito pequeno, Taciana Baldé disse que é muito gratificante para ela e para o próprio país.

“Me sinto muito bem em fazer com que o mundo conheça a Guiné-Bissau através do desporto que eu mais amo em fazer”, assegurou a rainha de arena do judo, que entretanto, avançou ainda que o seu maior sonho é construir uma escola de judo para dar continuidade a àquilo que conquistou no mundo, bem como preparar mais atletas que a possam substituir.

Indagada ainda sobre o seu objectivo para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, Lima Baldé assegurou que o objetivo e sonho de qualquer atleta é estar no podium olímpico. Frisou no entanto, que o sonho de atleta é “ver toda nossa carreira ser coroada”.

Relativamente a sua estada no Japão, Taciana Lima Baldé explicou que se encontra lá,  de momento, apenas para um treino de duas semanas.

 

 

Por: Sene Camará/Assana Sambú

 

1 thought on “Rainha de Judo Taciana Baldé: “ESTOU A PRECISAR DE APOIO PARA TERMINAR A MINHA PREPARAÇÃO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS”

  1. Boa Taciana!!!
    Tu és o nosso orgulho, obrigado por tudo o que tens estado a fazer pela nossa amada pátria.
    Lá está, o reptro foi lançado aos derigentes desportivos que comecem a mover as peças no sentido de ajudarem a nossa campeã, a resolver esse problema, que se continuar poderá prejudicar lhe a ponto de não conseguir uma medalha nos jogos olimpicos.
    Por favor deixem as querelas politicos e sigam o belo exemplo que os desportistas estão a dar-vos, dêm as mãos e procurem pensar o país antes de tudo.
    Força Campeã, estamos aqui tocendo por voce!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *