De visita às ilhas: JOSÉ MÁRIO VAZ APONTA AGRICULTURA COMO O FUTURO DO PAÍS

O Presidente da  República, José Mário Vaz voltou a afirmar esta sexta-feira, 06 de Outubro 2017, que ‘o futuro do país passa pela agricultura’. O Chefe de Estado falava aos agricultores de Bruce na ilha de Bubaque, no âmbito da fundação ‘Mon na Lama’.

Na sua chegada, a localidade de Bruce, o estadista guineense foi recebido com o ritmo e dança de ‘Kunderé’, um estilo tradicional dos Bijagós. José Mário Vaz visitou dois campos agrícolas de arroz e diz ficar surpreso pela quantidade da área cultivada pelos populares daquela zona insular, assim como pela qualidade que os campos apresentam.

O Chefe de Estado acredita que o setor de Bubaque não terá problemas da fome neste ano dada a quantidade de arroz cultivado, apenas em dois campos de Bruce, onde se encontram acampadas várias famílias provenientes de diferentes ilhas arredores de Bubaque. José Mário Vaz reiterou que só com o trabalho é que a Guiné-Bissau pode sair da situação onde se encontra, lamentando o êxodo rural dos jovens.

A ocasião serviu ainda para Mário Vaz apelar aos produtores de batata-doce na região de Bafatá, a não precipitarem em vender os seus produtos num “preço de exploração”, apontando que alguns estão a vender um saco de batata de 100 (Cem) quilos por um preço de 6000 (Seis Mil) francos CFA [cerca de 10 euros]. De seguida garantiu que o governo e a Presidência da República estão a trabalhar para encontrar um mercado onde os produtores podem vender suas batatas a bom preço.

Ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos prometeu num “futuro próximo” a mecanização da agricultura do país com vista a elevar o nível de produção.

Chefe da tabanca de Bruce, Arsénio Barbosa manifestou a sua satisfação para com o gesto do Presidente da República em deslocar-se até ao campo para constatar “in loco” os trabalhos desenvolvidos pelos camponeses. Todavia, lamentou o aumento do êxodo rural, assim como da má condição dos 18 quilómetros da estrada que liga o centro de Bubaque a localidade de Bruce. Barbosa pediu apoio do Chefe de Estado e do governo para melhorar as condições do hospital de Bubaque ‘Marcelino Banca’, sobretudo na criação de um bloco operatório.

Em nome das mulheres, Domingas António Cumprido começou por dizer que a população de Bubaque ouviu muito bem a mensagem do Chefe de Estado para pôr mãos a obra. Segundo ela, a boa aplicação na prática de ‘Mon na Lama’ resultou-se em dois enormes campos agrícolas [m’ pampam] tendo em conta que Bubaque não tem bolanhas.

Cumprido apelou ao governo no sentido de apetrechar os populares de Bruce com meios de transporte que permita a sua fácil ligação com a cidade de Bubaque, assim como queixou-se do custo elevado que são obrigados a pagar no barco ‘bijagós’ que atualmente faz ligação da capital Bissau a ilha de Bubaque.

Neste particular, pediu a intervenção do governo na melhoria de ‘Baria’ com vista a facilitar a vida da população desta zona. Revelou ainda que barco ‘bijagós’ sempre navega com dificuldades quando o mar está agitado.

Saliente-se que os camponeses de Bubaque contaram com apoio do governo na atribuição das sementes de arroz. A visita do Chefe de Estado contou com as presenças do Ministro de Estado e do Interior Botche Candé, do Ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, do governador da região de Bolama Bijagós, Quintino Rodrigues Boni.

No final da visita, o Presidente da República deslocou-se à famosa praia de Bruce.

 

 

Por: Sene Camará

Foto: Herickson Fada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *