Figura da Semana: NÉ VAZ É MAIS JOVEM ROMANCISTA GUINEENSE

A jornalista guineense, Vanessa Margarida Buté Vaz (Né Vaz), de 25 anos de idade, estreou-se na última semana no mundo da literatura, com o lançamento, em Bissau, do seu primeiro romance intitulado ‘Pérola Roubada’, sendo assim a segunda mulher e a mais nova de sempre a optar-se por este género literário.

“A história de um livro não começa com a sua escrita. Há toda uma história, ou várias histórias, que antecedem o livro. O livro é assim apenas um instrumento, um veículo para outra história, para outras histórias que cada um de vocês pode recriar. Para mim, o início desta história foi descobrir que conseguia contar, por escrito, histórias de outros, histórias daqueles que as não conseguem contar”, disse a autora da ‘Pérola Roubada’, quando dirigia-se aos presentes no ato do lançamento do seu primeiro livro.

A escolha do tema, um tabu na nossa sociedade, não foi um acaso. Confesso ter havido alguma motivação comercial, os temas delicados e controversos vendem mais, justifica Né Vaz.

BIOGRAFIA

Vanessa Margarida Buté Vaz (Né Vaz), nasceu em Lisboa a 6 de Agosto de 1992. Onde fez os seus estudos primários e liceais, antes de mudar-se para Inglaterra para tirar curso superior em Jornalismo e Comunicação.

É licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Middlesex University de Londres, Grã-Bretanha, e estuda Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Lusófona da Guiné-Bissau. Com Pérola Roubada inaugura a sua incursão pelo mundo da literatura.

Né Vaz diz que um romance, “permite-nos imaginar, criar e invadir o eu dos outros através da ficção, sem, contudo, apontar pessoas ou culpados reais, mas ainda assim capaz de tornar real na consciência de todos, homens e mulheres, algo que deva merecer mais atenção da sociedade”. Para de seguida considerar que o país precisa de mais referências jovens para quebrar essa ideia, quase crença, de que se é muito novo para fazer coisas relevantes.

 

 

Por: Sene Camará

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *