SIMÕES PEREIRA REITERA CONFIANÇA NO MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira disse numa conferência de imprensa hoje que reiterou a sua total confiança ao ministro de Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Mário Lopes da Rosa.

Simões Pereira disse que foi informado pelo titular da pasta da Administração Interna, Botche Candé, sobre um conjunto de diligências em curso, e com base nisso autorizou o ministro a prosseguir com os trabalhos de investigação. Acrescentou ainda que teve um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa, acusado de levar um gerador do ministério das Pescas para a casa da sua sogra.

“No encontro mantido com o ministro dos Negócios Estrangeiros, ele me assegurou que a averiguação em causa não colocaria de forma alguma a sua idoneidade ou a sua continuidade no executivo. Entendemos que era importante que o órgão competente fizesse o seu trabalho sem qualquer tipo de interferência. Concluido o trabalho por parte das instânciais policiais, o relatório foi remetido às instâncias judidiciais, portanto nós queremos saber se por invocar um dos membros do Governo, se a sua continuidade podia comprometer ou não os trabalhos que as instâncias judiciais queriam fazer. Recebemos a garantia que não há qualquer tipo de interferência”, espelhou.

Assegurou que está-se a aguardar pela conclusão dos trabalhos de investigação da parte das instâncias judiciais, mas sustentou que até apresentação da conclusão de trabalhos da parte da justiça, ele reiteira a sua total confiança ao ministro dos Negócios Estrangeiros.

Afirmou que não há qualquer tipo de interferência de qualquer membro do Governo no trabalho das instâncias judiciais, sobre o caso que envolve o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa.

Durante o encontro com a imprensa, Simões Pereira foi pedido para falar das medidas que serão tomadas pelo executivo tendo em conta a situação de um caso de virus da Ébola detetado no Senegal. O chefe de Governo disse que se na verdade for confirmada a existência de um caso de virus da Ébola no Senegal, portanto é uma má notícia para a Guiné-Bissau.

Assegurou ainda que tendo em conta a situação é necessário reforçar mais a vigilância do país nas zonas fronteiriças. Realçou que é importante que todas as forças vivas da Nação participem neste processo.

O primeiro-ministro aproveita a ocasião para apelar a participação da população guineense na campanha da limpeza que será realizada a nível de todo o território nacional no Sábado (amanhã), que contará com a presença do Presidente da República, José Mário Vaz e do Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *