QEM SÃO OS NOSSOS GOVERNANTES (IX/X): SECLP– SEESIC- SEGH – SESA

(continuidade) segue-se a série IX/X, o sintético percurso académico, profissional e político dos atuais governantes guineenses. Visando, apenas, fornecer as informações precisas e credíveis aos leitores do Jornal O Democrata permitindo-lhes formular opiniões de forma objetiva e responsável no exercício da cidadania.

 

 

 

 

 

Carlos Nhate_SE Combatentes de Liberdade de PatriaCARLOS NHATÉ: Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria

Nasceu no dia 22 de Setembro de 1957. Fez a formação superior no Instituto Nacional de Indústria Ligeira na Argélia, entre 1976 e 1982. É Tecnólogo Têxtil de profissão. Fez a formação sobre fibras e tecnologia têxtil na Bélgica, em 1985. Em 1989, formou-se em Gestão e Avaliação de Investimento em IATA, Portugal. Em 2010, Diretor de Projeto de pesca Semi-Industrial de Ministério das Pescas. Em 2013, Secretário de Estado de Transportes, Comunicação e Novas tecnologias de Informação. Foi chamado para ocupar a função do Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria. Membro do bureau político do PAIGC. Fluente em português e francês.

 

Fernando Gomes Dias_SE Ensino Superior e Investigaçao cientificaFERNANDO AUGUSTO GOMES DIAS: Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica 

Nasceu no dia 10 de Abril de 1962, em Bissau. Concluiu o curso superior na área de Geografia e Planeamento Regional, na Universidade Nova de Lisboa (Portugal) em 1990. Foi diretor de serviço (Ministério do Comércio) entre 1997 a 1998. Foi diretor do Gabinete do Ministério do Comércio Indústria Turismo e Artesanato 1999/2007. Foi Secretário de Estado do Plano em 2009. Desempenhou as funções do Secretário de Estado das Comunidades, em 2010.  Diretor do Centro de Formação Profissional – Escola Artes e Ofícios da ONG Ação para o Desenvolvimento 2000/04. Membro do Comité Central do PAIGC. Fluente em português.

 

Domingos Malu_SE Gestao HospitalarDOMINGOS MALÚ: Secretário de Estado da Gestão Hospitalar

Domingos Malú nasceu a 15 de Dezembro de 1971 em Bigene. Mestrou-se em Economia e Gestão na especialidade de Análises e Avaliação dos Bens Patrimoniais e Investimentos graduado em Diploma Vermelho na Universidade de Amizade entre os Povos em Moscovo, Rússia. Desempenhava até a data presente as funções do  Diretor-Geral do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau. De 2007 a 2008 foi acessor Económico do Conselheiro do Presidente do Tribunal de Contas. De 2013 a 2014 foi docente na Universidade Católica da Guiné-Bissau, ministrando a cadeira de Auditoria e Controlo de Gestão.   É membro da Comissão Política do Partido da Renovação Social (PRS).  Fluente em português e russo.

 

 

Filipe Quessangue_SE Segurança AlimentarFILIPE QUESSANGUÊ: Secretário de Estado da Segurança Alimentar

Nasceu no dia 07 de outubro de 1961, em Bissorã, região de Oio.  Em 1983 obteve o diploma de Bacharel em Biologia pela Escola de Formação dos Professores, Tchico Té. Em 2012, licenciou-se em Direito pela Faculdade do Direito de Bissau.Militante do Partido da Renovação Social (PRS) desde 1992, no qual desempenhou várias funções. Em 2009 foi representante do candidato às eleições presidenciais de Kumba Yalá. Eleito no Congresso de 2012 presidente da Comissão Nacional de Jurisdição do PRS e é membro da Comissão Executiva. Fluente em português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *