Covid-19: GUINÉ-BISSAU ATINGE 1654 CASOS DE CORONAVÍRUS E A INFEÇÃO JÁ CAUSOU 24 MORTES DESDE MARÇO

O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio Cumba, anunciou hoje, 29 de junho de 2020, que o país conta com 1654 casos registados de coronavírus desde março, tendo provocado 24 mortes confirmadas, 317 casos dados como  recuperados, sendo o setor o Setor Autónomo Bissau com maior número de casos registados.

As estatísticas foram divulgadas durante a apresentação bissemanal do boletim sobre a evolução da situação do Covid-19 na Guiné-Bissau, na qual explicou que foram analisadas 116 novas amostras no laboratório montado na Universidade Jean Piaget, entre sexta e sábado. Desses dados, 40 resultados testaram positivo, 30 são do sexo masculino, 10 do sexo feminino e 76 resultaram negativo.

Dionísio Cumba afirmou que no último fim- de-semana, a equipa do Centro Operacional de Emergência em Saúde (COES) registou duas mortes confirmadas, o que faz o número dos óbitos subir de 22 para 24.

“Os dois óbitos são dois adultos, um de 57 anos e outro de 55 anos, ambos estavam internados no hospital Nacional Simão Mendes, antes de serem transferidos para o centro clinico de Bôr, tendo em conta o quadro grave que apresentavam”, explicou.

Informou ao semanário O Democrata que atualmente o COES registou três óbitos suspeitos por covid-19, dois em Bissau e um na região de Bafatá.

De acordo com o boletim bissemanal, Bissau continua a liderar a lista com 1551 casos, 293 recuperados, 20 óbitos e 1240 casos ativos. Na região de Biombo o número de infetados subiu de 54 para 55 casos e o de óbitos subiu de 02 para 04 e 16 recuperados.

Na região de Cacheu, a infeção atingiu 26 casos, 8 recuperados e 18 continuam ativos. Em Bafatá, o número subiu drasticamente de 09 para 16 casos, tendo um número significativo dos técnicos de saúde sido infetados e nenhum caso recuperado.

Na região de Gabu mantém-se em 02 o número de casos e nenhum recuperado. Na região de Oio os resultados indicam que o número de casos permanece em 04.

De acordo como o coordenador do COES, atualmente estão internadas 22 pessoas infetadas pelo vírus. O Hospital de Cumura tem 07 pessoas, Hospital Nacional Simão Mendes 10 internados e no Hospital de Bôr estão internadas 06 pessoas.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa