Figura da semana: LESMES LANÇA “AS ARMAS DE CACHEU’’ EM 183 PÁGINAS

“O Democrata” elegeu como figura da semana, o jovem músico e jurista, Lesmes Monteiro que lançou o seu primeiro livro no último sábado, 15 de Julho, intitulado “As Armas de Cacheu – Conspiração Política”, a obra contém 183 (cento oitenta e três) páginas, incluindo anexo acórdão Nº1/2015.

A obra literária serviu do jurista para fazer uma crítica da actual situação que o país vive.

No acto do lançamento, o autor da obra, Lesmes Monteiro disse que, o livro veio chamar atenção aos guineenses em relação a actual situação política do país. Para isso, pede mais determinação de todos na luta pela causa comum.

O autor falou das causas da demissão do primeiro governo do PAIGC liderado por Simões Pereira e da crise de liderança política na Guiné-Bissau.

“Este livro é um mérito meu e de outras pessoas com quem tive a oportunidade de discutir a situação política do país. Para a publicação deste livro não tivemos financiamento de ninguém”, disse Monteiro.

 

Biografia

Lesmes Monteiro nasceu no dia 30 de Agosto de 1985, em Bissau, no Bairro de Mindará. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau. Activista dos direitos humanos, trabalha num organismo internacional que intervém socialmente na Guiné-Bissau, também, é músico (“Rapper” – porém, as músicas dele, baseiam-se mais no domínio de intervenção críticas sobre a situação politica, social e económica do país).

Foi professor de História na escola Domingos Ramos, foi distinguido em 2007/2008 com Diploma de Revelação. Monteiro tem como fonte de inspiração o Diplomata ganês Kofi Annan ex-Secretário-geral da ONU. O maior sonho do Lesmes desde os 12 anos de idade é tornar-se, um dia, no Secretario Geral das Nações Unidas.

De 2013 até hoje, exerceu as funções de Coordenador dos Direito das Crianças da Plan Internacional em Gabú. Participou no livro da Liga Guineense dos Direito Humanos (LGDH): “Guiné-Bissau – 40 Anos de Impunidade”.

 

 

 

Por: Assana Sambú/Sene Camará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *