AGENDA DA VISITA DE XANANA GUSMÃO A GUINÉ-BISSAU

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, inicia hoje uma visita de cinco dias à Guiné-Bissau, onde vai reunir-se com os dirigentes da nação já eleitos e que devem ser empossados nas próximas semanas.

A deslocação enquadra-se numa série de visitas do primeiro-ministro timorense a vários países

As reuniões agendadas de Xanana Gusmão realizam-se apenas a partir de sábado, e começam com uma visita de cortesia ao Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, seguindo-se um encontro com o Presidente eleito, José Mário Vaz, na sede da Agência de Cooperação de Timor-Leste em Bissau.

Durante a tarde de sábado, Xanana Gusmão visita a Assembleia Nacional Popular (ANP) onde deverá encontrar-se com o Presidente e vice-presidente da instituição, além dos grupos parlamentares.

No domingo, reúne-se com o primeiro-ministro de transição e demais membros do Executivo no Palácio do Governo, seguindo-se, na sede da Agência de Cooperação de Timor-Leste em Bissau, um encontro com o primeiro-ministro eleito, Domingos Simões Pereira.

O terceiro dia de visita à Guiné-Bissau é ainda reservado a uma reunião com as polícias e serviços de segurança de Estado e outra com as chefias militares, sempre na sede da Agência de Cooperação de Timor-Leste em Bissau.

O programa da estada em Bissau inclui ainda a entrega por Xanana Gusmão da base de dados do recenseamento eleitoral realizado entre dezembro e fevereiro na Guiné-Bissau com o apoio de Timor-Leste.

Reuniões com partidos políticos, com representantes da Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO), de organizações da sociedade civil, líderes religiosos, meios de comunicação social, entre outros, preenchem a agenda do chefe do Governo timorense.

A Guiné-Bissau realizou em abril e maio as primeiras eleições após o golpe de Estado militar de abril de 2012, o que vai permitir o regresso do país à norma constitucional, bem como o reatamento de plenas relações diplomáticas com a comunidade internacional.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *