XANANA GUSMÃO NA GUINÉ-BISSAU

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse esta sexta-feira, chegada ao aeroporto de Bissau que veio justamente para convidar as novas autoridades eleitas para a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Xanana Gusmão referiu ainda que “vim com Mari Alkatiri, líder da oposição em Timor-Leste, em missão especial para entregar ao presidente e ao primeiro-ministro eleitos um convite para participarem na cimeira da CPLP, a realizar-se em Dili, Timor-Leste, a 23 de julho”.
A passagem de Xanana Gusmão terá que ser agora encurtada, do que estava prevista, saindo de Bissau na madrugada de terça-feira, em vez de partir ao princípio da tarde do mesmo dia, 10 de junho, indicou uma fonte da comitiva timorense.
Segundo agenda da sua visita, durante quatro dias de estadia, o primeiro-ministro timorense desdobra-se em contactos com as autoridades de transição ainda em funções e também com o Presidente da República eleito, José Mário Vaz, e com o próximo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira – a serem empossados nas próximas semanas.
Ele vai ainda reunir-se com representantes das forças de segurança, chefias militares, Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO) e partidos políticos.
De referir que Timor-Leste apoiou financeiramente o recenseamento eleitoral realizado na Guiné-Bissau entre dezembro e fevereiro e Xanana Gusmão vai fazer na segunda-feira a entrega simbólica da respetiva base de dados – o registo do eleitorado já serviu de base às eleições de abril e maio (legislativas e presidenciais).
À chegada, o chefe do executivo timorense já tinha à sua espera alguns jogadores da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau, bem como o selecionador Paulo Torres e dirigentes da federação de futebol.
A presença dos “Djurtus” no aeroporto tinha a ver mais que agradecer o apoio financeiro de Timor-Leste que permitiu a seleçao do país jogar e vencer a República Centro-africano na primeira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos do Campeonato Africano das Nações (CAN) a realizar em 2015, em Marrocos.
Por: Filomeno Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *