O Comissário encarregado pelo Departamento da Segurança Alimentar da União Econômica Monetária Oeste Africana (UEMOA), Ibraima Diemé disse hoje, 3 de setembro de 2016, que a sua instituição mobilizou mais de vinte biliões de francos CFA (30 milhões de euros) para investir nas áreas da agricultura, pesca, segurança alimentar, pecuária e biossegurança na Guiné-Bissau.
Diemé falava a saída de um encontro com o Presidente da República a quem apresentou os resultados do encontro dos ministros das pescas e os resultados do inquérito no quadro do conhecimento das potencialidades haliêuticos dos oitos países da União.
O comissário da UEMOA frisou ainda que informaram ao Chefe de Estado dos projetos da sua instituição nas áreas acima referidas, salientando que o gesto mostra que a cooperação entre a República da Guiné-Bissau e a comissão de União está num bom caminho.
“No encontro foi também apresentado o resultado da execução do projeto das vias de sul e um projeto modelo financiado pela comissão da União no quadro do reforço do sector pesqueiros, bem como informamos do nosso programa comunitário para transformação da agricultura nos oitos países que fazem parte da UEMOA”, explicou.
Ibrahima Diemé disse que não se pode continuar a praticar a agricultura de uma forma primitiva como faziam os nossos antepassados, salientando que hoje em dia para desenvolver a agricultura é preciso ver toda a cadeia, isto é desde a preparação do terreno, estocagem, transformação e comercialização.
Também de acordo com o comissário da UEMOA , a comissão vai apoiar os quadros nacionais para poderem pôr o país a andar no caminho do desenvolvimento, e afirmou que neste quadro já foi despendida um montante de 300 milhões de francos CFA.
Questionado a falar do estado de implementação dos projetos da UEMOA na Guiné-Bissau, aquele responsável disse que afirmou que mais de 60 por cento dos projetos conseguiram dar bons resultados.
O Presidente da República recebeu também a enviada do Diretor do BCEAO, Zenaida Cassamá que entregou uma mensagem do Governador do Banco Central por ocasião dos 43 anos da independência do país.
Fonte: ANG



















