sentença: BUBO NA TCHUTO CONDENADO A QUATRO ANOS DE PRISÃO NOS EUA

O ex-chefe de Estado-Maior da Armada da Guiné-Bissau Bubo Na Tchuto, que confessou crimes de tráfico de droga em maio de 2014, foi hoje condenado a quatro anos de prisão por um tribunal de Nova Iorque.

“Não tenho muito para dizer além de que estou arrependido do meu ato”, disse Na Tchuto, em crioulo, através de um intérprete.

No final da pena, informou fonte do tribunal à Lusa, Na Tchuto será deportado dos Estados Unidos.

Com a leitura da sentença sem o caso ir a julgamento, é certo que o ex-militar guineense negociou um acordo com a acusação, como já acontecera com outros acusados no mesmo caso.

Na Tchuto, que arriscava uma pena que podia ir até prisão perpétua, já cumpriu assim a maior parte da pena, visto que se encontrava detido há mais de três anos.

Bubo Na Tchuto foi capturado pelos Estados Unidos numa ação antidroga em 2013 e confessou os crimes no ano seguinte, bem como outros três homens que foram detidos com o guineense.

O juiz do caso, Richard Berman, explicou durante a leitura da sentença que a pena resultava do facto de Tchuto ter cooperado com as autoridades nos últimos dois anos e ter tido bom comportamento na prisão.

Na Tchuto recebe, assim, uma pena em linha com o que receberam os outros guineenses detidos na mesma operação.

Tchamy Yala foi condenado a cinco anos de prisão, Papis Djeme foi condenado a seis anos e meio de prisão e Malam Mane Sanha já cumpriu os 36 meses de pena e foi deportado no final do ano passado para Portugal, por ter nacionalidade portuguesa e guineense, mas ter usado o passaporte português no processo de deportação.

Em abril de 2013, Na Tchuto e os companheiros foram detidos em águas internacionais, ao largo de Cabo Verde, por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana.

Segundo a acusação, Na Tchuto cobrava um milhão de dólares norte-americanos por cada tonelada de cocaína da América do Sul recebida na Guiné-Bissau.

 

 

 

Fonte: Lusa

3 thoughts on “sentença: BUBO NA TCHUTO CONDENADO A QUATRO ANOS DE PRISÃO NOS EUA

  1. Que bom ouvir esta notícia, que não é tão mal como desejava,. Muito obrigado deus por ter intervindo nessa altura, em um homem simples, mas por falta de gravidade da situação em que estava metido. Eu penso que a justiça foi justo, e que em breve, este homem inocente volte junto ao família e a sua terra natal.

  2. É só agradecer o bom Deus Todo poderoso neste processo de Bubo Na Tchuto pela forma que tem sido a decorrer até hoje.
    Muitos guineenses desejavam fim da vida deste verdadeiro combatente que entregava toda a sua vida com idade muito precoce (14 anos de idade) para libertação desta nossa Pártia que é a Guiné-Bissau.
    Mas, a minha questão é seguinte: Será que na verdade, o Almirante Bubo Na Tchuto foi capturado nas águas internacionais concretamente ao largo de Cabo Verde?
    Mas porque ao largo do Cabo Verde? huuuuuuuuuuuuu….Diante é o caminho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *