EMBAIXADA DO BRASIL EM BISSAU EXIBE OS JOGOS DA COPA  DO MUNDO

O encarregado dos negócíos  da Embaixada do Brasil em Bissau revelou esta quinta-feira, no começo do Mundial que, a sua representação diplomática no país transmite a maior competição mundial em futebol.

No seu discurso, por ocasião da receção  comemorativa da abertura da copa do mundo FIFA 2014, Fernando Apparício disse que o evento não poderia passar “ imune a esta embaixada”, porquanto o futebol constitui um desporto popular no Brasil.

Este diplomata brasileiro assegurou ainda que para além da transmissão do mundial, a embaixa vai oferecer ainda outras atividades não só aos guineense como aos não guineenses que ali têm o hábito de ir regularmente.

Brasil sugeriu à FIFA “ Uma copa sem Racisco”, notou. “sugestão natural “  e muito apropriada nos tempos atuais para ser lema de uma competição  que se realiza num país  que é terra de um ”povo-síntese”, de um povo mestiço na sua essência , resultado de verdadeira miscigenação entre ameríndios , africanos  e europeus, justifcou.

Citando o sociólogo italiano, Fernando Apparício apoia na tese  do Domenico di Masi que diz ”a mestiçagem é o futuro do mundo”, sendo esta  a realidade, ele entende que não deve haver racismo num mundo mestiço, porque um mundo mestiço é, em tese, um mundo sem raças.

O brasileiro acreditado na Guiné-Bissau, notou ainda no seu discurso de três páginas que “ futebol exige talento, porém exige também perseverança, como perseverança exige também a vida quando se quer atingir um determinado objetivo”, Desistir jamais, sublinha.

“Começa hoje uma copa de mundo padrão Brasil. Como a copa de 2010 foi uma copa padrão África do Sul. Como a copa de 2018 será uma copa padrão Rússia”, especifica o diplomata mostrando que, nenhum copa teria graça se tivesse sempre a mesma cara.

Por: Filomeno Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *