COP 22: AS MULHERES LÍDERES REABILITAM OS ACORDOS DE PARIS EM MARRAQUEXE

A Presidente da Câmara de Paris e do Grupo de Grandes Cidades para liderança Climática Anne Hidalgo defendeu ontem, 11 de novembro 2016, na Cop 22, na cidade marroquina de Marraquexe, na apresentação da iniciativa acção para as mulheres (Action for Women), que o acordo de Paris foi realizado, em grande parte, graças ao esforço incansável de mulheres como a Embaixadora Francesa das Negociações Internacionais sobre Clima Laurence Tubiana, concluindo “as mulheres serão essenciais para tornar este acordo numa realidade para as nossas cidades”.

Por seu lado, Secretária Executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas Patrícia Espinsa lamentou, numa outra perspectiva, que “estudo após estudo, ficou demonstrado que as mulheres são as mais vulneráveis a mudança climática e é por isso que há necessidade de uma forte liderança neste âmbito, como é o caso deste excelente exemplo” de Laurence Tubiana que Anne Hidalgo frisou na sua intervenção.

Numa plateia composta iminentemente pelas mulheres líderes, enviada Especial da Cop 22 e campeã de clima de Marrocos Hakima El Haite trouxe também para o debate sobre a visão Action for Women de que “as mulheres são as primeiras vítimas das alterações climáticas, mas também são espantosas intervenientes da mudança”. No seu entender “não podemos ignorar 50 por cento do mundo, se quisermos desenvolver o mundo todo”. Ao longo da sua intervenção Hakima El Haite defendeu a necessidade de haver um apoio substancial as mulheres marroquinas na liderança e na acção sobre as mudanças climáticas.

Quem também apresentou a sua visão na iniciativa de Acção para as Mulheres líderes foi a Presidente da Câmara de Bangante, Camarões, Celeste Ketcha-Courtes que é actualmente Presidente da Rede em África, fundada em Tangier, assumindo na sua intervenção que “as mulheres africanas são as gestoras naturais de tudo. Estamos prontos, estamos em acção para tornar os objectivos de acordo de Paris uma realidade”

Contudo, a iniciativa das mulheres lideres, denominada Acção para as Mulheres apresentada ontem na Cop 22, na cidade marroquina, de Marraquexe, será lançada oficialmente no próximo mês dezembro, na cimeira do C40, na cidade do México.

 

 

Por: António Nhaga, enviado especial de O Democrata a COP22

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *