A China está pronta para construir os primeiros 16 quilómetros de autoestrada da Guiné-Bissau, entre a capital e a localidade de Safim, aguardando apenas por uma decisão das autoridades para avançar, anunciou hoje o embaixador chinês no país.
Wang Hua fez o anúncio numa entrevista à Rádio Nacional da Guiné-Bissau em que adiantou que o seu governo já mobilizou 13,6 milhões de euros e aguarda apenas “por um sinal da parte guineense para avançar com o projeto”.
O diplomata destacou que a intenção das duas partes foi analisada e acordada, através de um memorando, rubricado num recente fórum entre a China e países lusófonos que decorreu em Macau.
Wang Hua referiu que devido à mudança de primeiro-ministro na Guiné-Bissau, na última semana, o governo chinês aguarda que a nova equipa esclareça se pretende ou não dar continuidade ao acordado pelo anterior executivo.
“Tecnicamente não há problema e financeiramente também não”, observou, sublinhando que uma equipa de peritos chineses já se encontra em Bissau para trabalhos preliminares.
Ainda de acordo com o embaixador chinês, a autoestrada a ser construída em direção ao norte do país terá duas vias com três faixas de rodagem cada.
Fonte: Lusa

















Acho que qualquer guineense ficaria satisfeito com a obra desse gênero, pois seria a primeira auto-estrada do país e ajudaria na circulação dos automóveis.
q isso seja com a ajuda dos nossos governantes
Estou completamente de acordo, pois há que haver um principio de desenvolvimento ao fim de 42 anos de Independencia .Na minha modesta opinião, Havendo um certo valor para a construção da auto-estrada c/ 3 vias em cada faixa, faziam de 2 vias e o dinheiro que sobra da diferença, aproveitavam para arranjar as ruas e avenidas da cidade , assim a divida era a mesma, mas com maior e melhor aproveitamento. Sou natural da Guiné e teria muito gosto em saber que a minha terra já estava a ser devidamente governada. Gostava de saber , eu todos nós Guineenses , quais as contrapartidas.