Figura da Semana: ESTUDANTE GUINEENSE RICARDO LIMA CONTRIBUI A SALVAR VIDAS NO BRASIL

Estudante guineense na Universidade Federal de Ceará, Brasil, Ricardo João Lima faz parte de um grupo de cinco jovens universitários que criaram um aplicativo gratuito DoeSempre com propósito de incentivar a doação de sangue no Estado de Ceará [na República Federal de Brasil]. Lima foi também o único africano a fazer parte da iniciativa. O aplicativo segue as recomendações necessárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), também, o aplicativo possui uma seção informativa que explica sobre a doação de sangue, de plaquetas e de medula.

Segundo site brasileiro ‘tribunadoceara’, o projeto foi desenvolvido durante uma disciplina da universidade, a startupse trata de um aplicativo gratuito que reúne doadores e pessoas que estão precisando de doação num único local. No aplicativo, cada usuário tem o seu perfil, de onde é possível criar campanhas em nome de alguém que recebeu ou que está precisando de doações de sangue. O aplicativo possui uma timeline onde apresenta as campanhas, de forma que estejam acessíveis aos potenciais doadores.

“Já teve gente perguntando se o projeto ‘DoeSempre’ vai ser implementado na Guiné. Acredito que sim, pois faz parte dos meus sonhos. Enfim, para não parecer limitado, enumero aqui alguns. Penso desenvolver no futuro na Guiné-Bissau alguns aplicativos, nomeadamente: Aplicativo para monitorar focos de doenças; para denunciar violência doméstica; para alertar áreas de desperdício de água e falta de energia, entre outros”, contou o jovem informático a’O Democrata, que entretanto, avançou que de momento não pensa voltar ainda ao país, porque pensa fazer o Mestrado na sua área de formação.

 

BIOGRAFIA

Ricardo João Lima nasceu a 22 de Setembro de 1990, em Bissau. Fez o ensino complementar no Liceu Nacional Kwame N´krumah, em Bissau. Beneficiou de uma bolsa de Estudo do Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), para o Brasil em 2012.

Iniciou o curso de Engenharia de Software pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente está no 9º semestre de curso de Ciências da Computação (equivale a 4 anos e meio) na mesma universidade.

Está ainda no chamado ‘TI2EA Extensão Universitária’ – Projeto destinado a Utilização da Tecnologia da Informação na Adaptação e Capacitação de Estudantes Africanos no estado do Ceará. O estudante informático guineense conseguiu ainda fazer alguns cursos, nomeadamente: Java Avançado Sistemas Web com Spring; Java Script e Bootstrap; Técnicas de Invasão; JPA e Hibernate; Android Studio Avançado e PHP.

 

 

Por: Redação

 

6 thoughts on “Figura da Semana: ESTUDANTE GUINEENSE RICARDO LIMA CONTRIBUI A SALVAR VIDAS NO BRASIL

  1. Mais uma vez levantou a bandeira nacional no mais alto nível , vc tá de parabéns irmão, força e coragem tamos juntos nessa luta infinita!!!

  2. Fico com grande alegria do ver o meu jovem que de sempre desempenhava na Guine um grande tecnico informatico foi ate director dum centro ligado a micro informatico fazia trabalho de genero,RICo agradeço pessoalmente pelo tao generoso que sejais,força .Una

  3. Força e coragem pela oportunidade, precisamos de jovens como você, essa notícia foi boa de mais até faz com que fiquei tão emocionado para que um dia a notícia seja do meu projeto também abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *