O Presidente da República, José Mário Vaz, condecorou no dia 09 de Janeiro 2017, o Governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), Tiémoko Meyliet Kone, com Medalha de Ordem Nacional de Mérito de Cooperação e Desenvolvimento, “como expressão de justo reconhecimento pelo cumprimento exemplar da sua missão”.
De acordo com o José Mário Vaz, a atribuição da Medalha de Ordem Nacional de Cooperação e Desenvolvimento ao governador do BCEAO é resultado do seu empenho pessoal e profissionalismo, em elevar as relações entre o BCEAO e a Guiné-Bissau a patamares de excelência.
O Chefe de Estado destacou ainda o bom ambiente de trabalho desenvolvido por Tiémoko Meyliet Kone, com as autoridades nacionais, no reforço dos apoios à Guiné-Bissau, a cedência de quadros do BCEAO, bem como a formação do pessoal para a administração pública nacional, como um dos motivos para o país atribuir a Medalha a Tiémoko Meyliet Kone.
“Considerando que, o Governador do BCEAO preenche todas as condições exigidas por lei para lhe ser atribuída a Medalha de Ordem Nacional de Cooperação e Desenvolvimento, a Guiné-Bissau não podia ficar indiferente à sua indubitável contribuição para as excelentes relações entre o BCEAO e a República da Guiné-Bissau”, justifica.
No mesmo dia, José Mário Vaz atribuiu ao Presidente da República do Congo Brazzaville, Denis Sassou Nguesso, a Condecoração Nacional do Povo e do Estado da Guiné-Bissau.
Para justificar a decisão, Chefe de Estado guineense lembra que Congo Brazzaville apoiou os esforços das autoridades guineenses e no aprofundamento da relação de amizade e na edificação de novos quadros, cooperação Sul-Sul entre os dois países, colocando assim em relevo os valores do pan-africanismo cruciais para o desenvolvimento do continente.
O Decreto Presidencial que condecora o Presidente Denis Sassou Nguesso do Congo Brazzaville destaca o alto prestígio internacional do Presidente Denis Sassou Nguesso, através dos recursos postos à disposição da Guiné-Bissau e as suas autoridades, perante a necessidade de conjugação de esforços e concertação de posições, quer no quadro da União Africana quer no quadro das Nações Unidas.
O Governador do BCEAO, Tiémoko Kone agradeceu o gesto do Chefe do Estado guineense pelo reconhecimento, contudo realçou que a condecoração tem a ver com o que fez desde 2011, em parceria com as autoridades nacionais enquanto Governador do Banco Central dos Estados da Africa Ocidental.
Por: Aguinaldo Ampa
















