JOMAV CONFIANTE NA CAPACIDADE DE PRIMEIRO-MINISTRO EM TIRAR O PAÍS DA CRISE

O Presidente da República, José Mário Vaz, diz estar confiante na capacidade de Primeiro-Ministro para tirar o país da crise. O Chefe de Estado, que falava na cerimónia de investidura do primeiro-ministro, nesta quinta-feira, numa das salas da reunião do Palácio da República.
A cerimónia que inicialmente era marcada para o Palácio de Colinas de Boé (Assembleia Nacional Popular) foi transferida nas últimas horas para o Palácio da República. A cerimónia de investidura de novo chefe de executivo contou com a presença de várias personalidades, acessores de Presidente da República, Chefias militares, dirigentes do partido vencedor das eleições (PAIGC), responsáveis de diferentes formações políticas e representantes das organizações internacionais.
O Chefe de Estado felicitou o Primeiro-Ministro pela função que acaba de ser investida, tendo desejando ainda maior êxitos no cargo que passa a desempenhar. Afirmou neste particular que o país se encontra numa insustentável letargia, pelo que conforme disse “é imperiosa apresentar com a maior brevidade possível a proposta do elenco governamental com o qual pretende honrar e cumprir os compromissos assumidos com o povo guineense”.
José Mário Vaz afiançou que estão todos cientes das dificuldades do país. Todavia avançou que “estamos profundamente convictos que a sua experiência acumulada e o seu prestígio internacional são garantias de sucesso no desempenho das funções igualmente mergulhados”.
Assegurou ainda que a nomeação do líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) ao cargo de chefe de governo é o resultado de análise constitucional por ele feita e a audição dos partidos políticos com assento parlamentar na assembleia.
“Reitero a minha disponibilidade pessoal e institucional para o acompanhar na responsabilidade que a legitimidade democrática lhe confere para materializar o seu programa eleitoral, indo assim ao encontro dos legítimos anseios de todos em ter um país próspero e desenvolvido”, explicou.
O indigitado primeiro-ministro e igualmente líder do partido vencedor das eleições legislativas (PAIGC), Domingos Simões Pereira, disse na sua intervenção que está ciente da responsabilidade que tem para conduzir o destino do país nos póximos anos.
“Não posso deixar de reconhecer que este é o dia mais importante na minha vida. Dia de empossamento e sinto que o ponteiro de relógio já está a tocar e temos o dever de cumprir com as nossas promessas feitas para quatro anos de mandato. Temos que mudar o destino deste país para o desenvolvimento”, espelhou o novo Primeiro-Ministro.

Por: Aissatu Só

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *