RÓMULO PIRES AFIRMA QUE A TAXA DE BANCARIZAÇÃO DO PAÍS RONDA OS 12,5 POR CENTO 

O Presidente de Associação Nacional dos Profissionais Bancários da Guiné-Bissau, Rómulo Pires, afirmou esta terça-feira, 30 de maio 2017, que atualmente a taxa de bancarização na Guiné-Bissau ronda os 12,5 por cento. Os dados foram revelados por Rómulo Pires à saída de uma audiência com o Chefe de Estado, José Mário Vaz, e um grupo de régulos da Guiné-Bissau.

Segundo o bancário, a intenção de reunir-se com o Presidente da República e os régulos visa sensibilizá-los para servirem de porta-vozes junto da população para uma cultura de bancarização.

“Abrir uma conta num banco não constitui nada em termos da documentação. Basta ter um bilhete de identidade e duas fotografias e poderá dirigir-se a qualquer estabelecimento bancário levando apenas um valor a partir dos 10.000 a 50.000 francos CFA e terá uma conta bancária à disposição”, informou.

A percentagem da bancarização da população guineense [12,5%] está ainda longe das expetativas e abaixo dos restantes países da União Económica Monetária Oeste Africana. Apesar desta situação, Pires acredita que com a campanha de sensibilização sobre abertura das contas bancárias, proposta por José Mário Vaz, a tendência pode evoluir e, consequentemente, os clientes poderão beneficiar de empréstimos bancários.

“Queremos agradecer ao Presidente da República pela ajuda que nos deu. Acreditamos que os bancos sozinhos não teriam essa iniciativa para ajudar a esclarecer às pessoas sobre como abrir contas e quais as vantagens de bancarizar as nossas operações. Portanto, desse  encontro saímos mais confiantes de que os régulos, enquanto pessoas influentes nas tabancas, irão informar aos populares no sentido de abrirem contas bancárias nesse período de campanha de caju e nós também vamos junto às populações reforçar essa informação”, assegurou.

????????????????????????????????????

Em nome dos régulos, Mamadu Nené Baldé disse que estão muito satisfeitos com a iniciativa do Presidente da República, para evitar a extravio ou furto de dinheiro em casa ou incêndios que acabam por consumir tudo.

 

 

Por: Aguinaldo Ampa

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *