O Ministério do Interior promoveu esta segunda-feira, 24 de julho 2017, quatro (4) oficiais coronéis a Brigadeiros-Generais. Os novos promovidos são Celso Simão Rosa de Carvalho, José António Marques; Arafam Mané e Mutaro Djaló.
A promoção decorreu na presença do Primeiro-Ministro, Umaro Sissoco Embaló. No final da cerimónia, Embaló considera que o ato é um sinal de dignificação de qualquer que seja oficial.
“Como sabem as forças militares e paramilitares é uma carreira, como na magistratura e na diplomacia”, lançou o chefe do governo, acrescentando que a promoção é uma decisão tomada pelo Conselho de Segurança Nacional que o próprio preside.
Sissoco Embaló salientou ainda que a graduação comporta um enorme simbolismo da união em prol da Guiné-Bissau. Lembrou que entre os galardoados figuram elementos da ex-rebelião militar, a chamada Junta Militar de 1998 e elementos das forças leais ao então João Bernardo Vieira.
O Ministro de Estado e do Interior, Botche Candé promete reconhecer os agentes em todas as categorias policiais, advertindo que não deve-se continuar a promover as pessoas por serem próximas a nós ou familiares.
O ato foi testemunhado pelo Embaixador cessante da Gâmbia no país, pelo comandante da ECOMIB, pela representação da Unidade policial do UNIOGBIS, Chefias militares e pelos membros do governo e teve uma parada policial.
Por: Sene Camará
Foto: SC


















De acordo com a minha perspectiva não pretendo minimizar essa promoção, mas só quero realçar mais a educação que qualquer instituição de Estado, por isso pergunto: será que os docentes não têm o direito à promoção de que nunca se ouve falar.