EMBAIXADOR BRITÂNICO EXORTA GUINEENSES A ENCONTRAREM SOLUÇÃO PARA A CRISE POLÍTICA

O Embaixador do Reino Unido (Grã-Bretanha) para a Guiné-Bissau, com residência em Dakar (Senegal), Jeorge Hodgsol, exortou ontem, 03 de outubro 2017, os atores políticos guineenses a encontrarem uma solução para o impasse político que assola o país há dois anos, tendo assegurado ainda que o seu país defende o respeito da Constituição da República e das instituições.

O diplomata britânico falava à imprensa depois de uma audiência com o Presidente da República, José Mário Vaz, na qual abordaram a situação da crise política vigente e assuntos económicos.

Na sua declaração a O Democrata, Jeorge Hodgsol informou que se reuniu com o Chefe de Estado guineense para inteirar-se da situação política e económica do país, tendo em vista o aproximar das eleições legislativas marcadas para 2018 e a presidencial para 2019.

Disse igualmente que aproveitou a ocasião para manifestar o apoio do governo britânico às autoridades guineenses, bem como enalteceu os esforços desenvolvidos pelas organizações internacionais, a CEDEAO em particular e o grupo dos ‘P5’, que engloba diferentes organizações internacionais.

Questionado sobre a posição do governo britânico no concernente à essa crise política, explicou que o essencial para o seu país é o respeito da constituição da república e das instituições. Realçou igualmente o papel de neutralidade assumida pelas forças armadas guineenses de ficar nas casernas, que segundo ele, é um papel republicano demostrado pelo exército.

“Damos uma importância capital ao respeito da Constituição da República e das instituições. Para nós, cabe aos atores políticos guineenses encontrar uma solução para o impasse político. Porque nós, a comunidade internacional, estamos aqui para acompanhar ou apoiar a busca de uma solução, mas essa solução está nas mãos dos atores políticos guineenses”, advertiu.

 

Por: Noemi Nhanguan

Foto: Marcelo Na Ritche

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *