EMBAIXADA DE PORTUGAL EM BISSAU ANUNCIA NOVAS ESTRATÉGIAS DE MELHORIA DE SERVIÇOS CONSULARES

O Embaixador cessante de Portugal na Guiné-Bissau, António Leão Rocha,  revelou hoje, 04 de Outubro 2017, que a embaixada já dispõe de novas estratégias para a melhoria de serviços consulares, particularmente na emissão dos vistos aos cidadãos guineenses, evitando a recorrente morosidade que se verifica.

A garantia de António Rocha foi transmitida à imprensa depois de um encontro com Presidente da República, José Mário Vaz, para se despedir como embaixador de Portugal na Guiné-Bissau depois de quase três anos.

“É natural que no final de uma missão, e no âmbito do cumprimento das regras diplomáticas, despedir-se do Presidente da República.  Portanto, fico feliz por esta oportunidade de vir me despedir de José Mário Vaz e garanto que fi-lo com todo o prazer”, sublinha, assegurando levar a Guiné-Bissau no coração.

O diplomata português disse ao O Democrata que o seu regresso a Portugal não tem qualquer outra motivação, para além do fim da missão como embaixador. Uma missão que diz ter conseguido cumprir com “responsabilidade e eficácia”, nota.

António Leão Rocha é substituído no cargo por António Alves Carvalho, antigo coordenador do gabinete de apoio aos empresários portugueses na diáspora.

Segundo Leão Rocha, um dos problemas recorrentes nos serviços consulares de Portugal, em Bissau, tem a ver, em grande medida, com a multiplicação ‘brutal’ da afluência de portugueses e guineenses aos serviços consulares. Um assunto que este diplomata espera ser resolvido até Novembro próximo, incluindo a celeridade no processo de emissão de vistos.

Contudo, lamenta o fato de não poder ter oportunidade de viver esta melhoria, mas considera que é “um grande passo dado pela sua equipa”, observa.

 

 

 

Por: Epifânia Mendonça

Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *