GOVERNO ENCERRA A FRONTEIRA COM GUINÉ CONAKRY PARA PREVENIR DA ÉBOLA

O primeiro-ministro presidiu hoje a cerimónia de lançamento do plano de emergência sanitária para a prevenção da Ébola. Ainda conforme as informações o plano irá circunstanciar-se no enceramento de algumas fronteiras terrestres.

Simões Pereira disse na sua declaração à imprensa que um dos planos de emergência sanitária passa pelo o enceramento de todas as fronteiras sul com a ligação directa a Guinée-Conakry, tendo informado ainda que o ministro dos Negócios Estrangeiros estará em contacto com as autoridades conackry-guineenses para lhes informar a disposição assumida pelas autoridades da Guiné-Bissau.

“Os ministérios de Defesa e do Interior têm instruções para tomarem medidas necessárias no sentido de efectivar esse enceramento das fronteiras e ao mesmo tempo, será reforçada as medidas de acompanhamento junto das fronteiras com a criação de uma cadeia de evacuação em caso de necessidade”, explicou.

Simões Pereira assegurou que continua a não haver nenhum caso de suspeita registado no país, todavia acrescentou que tendo em conta os números dos casos da Ébola registados nos países com fronteiras com a Guiné-Bissau lhes obrigou reforçar as medidas preventivas, pelo que achou pertinente a tomada dessa posição.

por: Rafaela Iussufi Queta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *