Dias dos Heróis Nacionais : PRESIDENTE JOMAV PEDE AOS GUINEENSES PARA TORNAR 10 DE MARÇO NO DIA DE ‘CARNAVAL’

O Presidente da República, José Mário Vaz, pediu hoje aos guineenses para transformarem o dia das eleições legislativas, 10 de março, em dia de carnaval, não em dia de problemas. 

O Chefe do Estado guineense falava aos jornalistas após a deposição de coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral. JOMAV dirigiu-se também aos combatentes da liberdade de pátria que cairam durante a guerra de libertação nacional, nomeadamente Pansau Na Isna, Osvaldo Vieira, Domingos Ramos, entre outros, no âmbito da comemoração do dia dos heróis nacionais, 20 de Janeiro.

José Mário Vaz chegou ao Estado-Maior General das Forças Armadas (Aquartelamento da Amura), tendo sido recebido pelo Primeiro-ministro, Aristides Gomes e pelo Adjunto Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Mamdu Turé. Após a sua chegada, cumprimentou as chefias militares, alguns membros do governo presentes e elementos do corpo diplomático.

O Presidente José Mário Vaz disse na sua curta declaração aos jornalistas que foi render homenagem aos “Pais Fundadores” e aproveitar a ocasião para pedir aos guineenses no sentido de ajudarem para que o dia 10 de Março seja um dia de carnaval, não um dia de problemas.

“Os ‘Pais Fundadores’ fizeram o que tinham de fazer! Também nós estamos a dar continuidade à este trabalho. Posso dizer que se Deus quiser, a Guiné-Bissau nunca mais será a mesma! Estamos no verdadeiro exercício da democracia e da liberdade. Liberdade que nunca houve na Guiné-Bissau! Um país sem liberdade e sem democracia não há dúvidas que não pode avançar”, sublinhou o Presidente da República, que entretanto, assegurou que hoje o país tem liberdade de expressão e de manifestação.

Questionado sobre a nomeação de novo ministro do Interior, uma vez que se aproxima o período da campanha eleitoral e consequentemente o das eleições legislativas, respondeu que o país vai às eleições com um ministro do Interior, tendo prometido que brevemente os guineenses vão conhecer o novo nome para esse pelouro.

Salienta-se que  20 de Janeiro é o dia em que foi assassinado o líder da guerra de libertação nacional, Amílcar Lopes Cabral, em Conakry, capital da Guinée-Conakry. A data é celebrada no país como dia dos heróis nacionais, uma homenagem a todos os combatentes que morreram durante a luta.

Por: Assana Sambú

Foto: Marcelo Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *