Na ausência de bancadas de MADEM e PRS: ADJA SATU CAMARÁ ELEITA 2ª VICE-PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR

A deputada de Bancada Parlamentar do Movimento para Alternância Democrática (MADEM), Adja Satu Camará, foi eleita esta terça-feira, 25 de junho de 2019, 2ª vice-presidente de Mesa da Assembleia Nacional Popular com 54 votos a favor, zero abstenção e zero contra, do total dos deputados presentes na sessão. A deputada foi eleita na sua ausência e apenas pelos deputados que constituem a nova maioria parlamentar (PAIGC, APU-PDGB, UM e PND)). Mais uma vez as bancadas parlamentares do Movimento para a Alternância Democrática e do Partido da Renovação Social abandonaram a sessão, alegando tentativa de abuso da maioria parlamentar para impor, à força, as suas agendas.

A sessão parlamentar só teve início por volta das 12 horas, devido aos compromissos do Presidente do Parlamento guineense, fato que terá levado Cipriano Cassamá a cancelar o período antes de ordem do dia, indo direto ao ponto da agenda da sessão desta terça-feira, nomeadamente: a eleição para o cargo de 2º vice-presidente da mesa do Parlamento.

Depois de abandonarem a sessão, o deputado Abdu Mané, em nome da bancada parlamentar do Movimento para Alternância Democrática, disse que assistiram com alguma tristeza à tentativa de abuso dos deputados da maioria parlamentar que queriam impor, à força, as suas agendas para serem discutidas.

Enquanto isso, o MADEM propôs que a agenda fosse reprogramada, sobretudo relativamente ao agendamento do programa do governo que ainda não existe na prática.

“No primeiro ponto, consta a votação do nome do 2º vice-presidente de mesa da ANP, proposto pelo MADEM, mas não se introduziu na ordem do dia a reclamação do PRS sobre o posto do 1º secretário da mesa”, reforçou.

Por seu lado, Domingos Quadé, da bancada parlamentar do PRS, lamentou o que aconteceu na sessão Parlamentar de hoje, acrescentando que os valores da democracia foram quebrados na casa onde é exercida. Adiantou que a mesa é uma estrutura importante para o Estado, porque é na base da sua composição que o Chefe de Estado pode nomear o governo, “mas como o PAIGC nos habituou, isto é, praticar atos que não vão em consonância dos valores Democráticos. Portanto, decidimos abandonar a Sessão Parlamentar”.

O líder da bancada parlamentar do PAIGC, Califa Seide, felicitou os deputados da maioria parlamentar por mais uma demostração de atitude democrática nessa X legislatura, porque em democracia é a maioria que vence e que a minoria ou qualquer deputado tem direito de abandonar a sessão.

No entendimento de Califa Seide, a atitude da minoria em abandonar a sessão foi uma forma de manifestar alguma indignação, mas defende, ao mesmo tempo, que todos devem assumir os atos decorrentes do seu comportamento.

“Portanto, a decisão tomada nessa sessão plenária deve vincular todos os deputados e a nação guineense”, referiu.

Por: Aguinaldo Ampa   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *