CAN’2019: ADEPTOS GUINEENSES ELOGIAM PRESTAÇÃO DE ‘DJURTUS’ DERROTADOS POR CAMARÕES

Milhares de guineenses vindos de diferentes bairros periféricos da capital Bissau concentraram-se hoje, 25 de junho de 2019, no Espaço Verde de bairro de Ajuda, para assistir a partida entre a Guiné-Bissau e os Camarões. Logo no apito inicial da partida, o espaço estava completamente repleto de cidadãos guineenses que torciam pelos “Djurtus”. 

Não obstante alguma supremacia demostrada pelos leões indomáveis dos Camarões, o jogo foi encarado com muita emoção num ambiente de “Guineendade”, até ao final dos primeiros 45 minutos. Os ânimos começaram a cair só na primeira metade da segunda parte, quando os Camarões mudaram o placar do marcador por intermédio de Banana aos (66′) e de Bahoken aos (70′), golos que acabaram por dar a vitória à seleção camaronesa orientada por Clarence Seedorf.   

No espaço verde notaram-se as presenças de jovens, adolescentes e um número considerável de adultos que partilharam o mesmo ecrã, num ambiente de diversão e esperança, sem indícios de agressões. Era igualmente visível os adolescentes que tocavam e gritavam “vitória não vai falhar” percorrendo a volta do espaço verde vigiado por uma forte presença de agentes policiais. 

Apesar da facilidade criada para concentrar os cidadãos numa claque organizada, os telespectadores criticaram as  condições do espaço verde, ladeado por árvores e quiosques, fato que não permitiu a muitos telespectadores assistirem o jogo em condições adequadas. Fora isso, estavam a ser empurradas pelas gestoras dos quiosques [restaurantes] que por sua vez não queriam perder seus clientes.

Após o apito final da partida, jornal O Democrata registou algumas opiniões de alguns adeptos que foram unânimes em defender que a seleção nacional realizou um ótimo jogo. Alguns  justificam a derrota relacionando-a com a atual crise política, ou seja, a derrota frente aos Camarões “é prova inequívoca da falta de atenção dos dirigentes guineenses à seleção nacional”.       

Para o morador de Bandim, Silvino da Silva, que também assistiu ao jogo que opôs a Guiné-Bissau e os Camarões, a seleção jogou muito bem, tendo em consideração a potência e experiência da equipa adversária, campeã africana em título. E acredita que se os “ djurtus” continuarem com o ritmo da exibição demostrada contra os leões indomáveis, poderão ganhar o campeonato africano ou deixar marcas positivas como aconteceu hoje no primeiro jogo. 

“O jogo da seleção da Guiné-Bissau foi muito bom, independentemente de algumas escolhas técnicas com as quais não concordo. A seleção Camaronesa tem jogadores de outro nível e jogam nas equipas da primeira divisão de grandes campeonatos da europa. Quero que as nossas autoridades assumam as suas responsabilidades, tendo em conta a forma como foram para o Egito. É desencorajador. Mas continuo a acreditar que temos potencialidades”, realçou Silvino.  

“Vim ao espaço verde sentir essa vibração junto de outras pessoas vindas de outros bairros para partilharmos a mesma emoção que é de ‘Guineendade’, principalmente para comemoramos a vitória que todos estávamos convictos que não falharia”, referiu.

Por: Epifância Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *